Friedrich von Martius

Friedrich von Martius

Friedrich von Martius (1794-1868)

Carl Friedrich Phillip von Martius nasceu em Erlangen, Alemanha, em 17 de abril de 1794 e faleceu em Munique, em 13 de dezembro de 1868. Filho de um farmacêutico, estudara medicina em sua cidade natal, e se formara em 1814. Naturalista, antropólogo, botânico e doutorado em Medicina, recebera da Academia de Ciências da Baviera o encargo de pesquisar as províncias mais importantes do Brasil e formar coleções botânicas, zoológicas e mineralógicas. Juntamente com Johann Baptist von Spix, foi convidado em 1817 para a viagem exploratória ao Brasil, onde passou dez meses, em especial na região amazônica e fez parte da comitiva da Grã-Duquesa austríaca Leopoldina, que viajava para o Brasil a fim de casar-se com D. Pedro I.

Após a viagem dedicou-se extensivamente ao estudo da flora brasileira e a partir de 1840 iniciou a organização das informações e a publicação da sua obra de maior notoriedade, a Flora Brasiliensis.

Von Martius foi vencedor do concurso criado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – através do secretário Januário da Cunha Barbosa – que elegeria a melhor forma de escrever a história do Brasil. Em contato com o desenvolvimento da disciplina histórica na Europa, particularmente na Alemanha, Martius propôs uma história do Brasil que fosse ao mesmo tempo “filosófica” e “pragmática”, tendo como eixo a formação de seu povo, incluindo nesta formação a “mescla das raças”.

Fonte: http://www.imaginario.com.br/artigo/a0031_a0060/a0054-01.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Philipp_von_Martius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *