Louis Agassiz

Louis Agassiz

Louis Agassiz (1807-1873)

Jean Louis Rodolphe Agassiz nasceu em Môtier (Vully), no cantão de Friburgo, Suíça. O início da sua educação começou em casa, seguido de quatro anos numa escola secundária em Bienne (alemão Biel), completou os seus estudos elementares na academia de Lausanne. Selecionando a medicina como a sua profissão, estudou nas universidades de Zurique, Heidelberg e Munique. Em seguida aumentou o seu conhecimento nos processos biológicos, especialmente na Botânica. Em 1829, doutorou-se em Erlangen e em 1830 doutorou-se em medicina em Munique.

Mudou-se para Paris e ficou sobre a tutela de Alexander von Humboldt e de Georges Cuvier, que o lançaram nas suas carreiras da Geologia e do Zoologia respectivamente. Até esta altura não prestou nenhuma atenção especial ao estudo da Ictiologia, a qual se transformou na grande ocupação de sua vida, ou pelo menos na área em que actualmente é mais recordado.

Defensor das teorias criacionistas, acreditava que poderia achar no território brasileiro provas geológicas de sua teoria sobre a ação glacial no país que derrubassem o evolucionismo de Darwin. Em 1865 chefiou uma expedição cientifica denominada Thayer, que percorreu o Brasil por dois anos, em especial a Amazônia, com o fim de realizar levantamentos no Rio Negro e no Rio Branco. Não conseguiu comprovar suas teorias quanto às geleiras, mas um processo por ele descrito em suíço, sobre os Alpes, é considerado cientificamente até hoje.

Foi também um grande colaborador para o acervo de História Natural do Museu Mariano Procópio, em Minas Gerais.

Fontes:

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?s=156,24&aq=artigo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Louis_Rodolphe_Agassiz

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?s=156,24&aq=artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *