BNDigital

06 de julho | Morte do poeta Castro Alves

06 jul 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Castro Alves, Escritores Brasileiros, Literatura Brasileira

Antônio Frederico de Castro Alves, nasceu na Vila deCurralino, localizada na atual cidade de Castro Alves, na data de 14 de março de 1847. Filho de Clélia Brasília da Silva Castro e Antônio José Alves, passou a infância no interior baiano, numa vida sertaneja. Em 1854, a família mudou-se para Salvador e ali Castro Alves frequentou o Ginásio Baiano, onde o ambiente literário foi despertado.

No início da adolescência, em pouco tempo, Antônio sofreu perdas que marcaram sua vida e o início de seus escritos. Em 1859, perdeu a mãe e em 1861, Dom Antônio de Macedo Costa, no qual Castro Alves publicou em vários jornais versos em homenagem ao professor e no ano anterior já havia recitado, de forma pública,na escola, sua primeira poesia. Em 1862, ano de mudanças, de novo casamento de seu pai e de mudança de estado, Castro Alves, junto com seu irmão mais velho, José Antônio, foram para o Recife, em vistas da Faculdade de Direito.

O contexto social da época, no Recife, bem como em outras localidades, era a intensificação de grupo abolicionistas e republicanos. Castro Alves durante seus estudos para o ingresso na faculdade de Direito, no qual fora reprovado duas vezes, conheceu as ideias e posicionamentos contra a escravidão. Durante a escrita de sua obra, Castro Alves manteve-se atento às injustiças e a forma de organização da sociedade brasileira. Motivo pelo qual ficou conhecido como “poeta do escravos” ou “poeta da abolição”. Devido a algumas mudanças de estado, Rio de Janeiro e São Paulo, o poeta conheceu políticos e homens engajados na causa abolicionista, como Rui Barbosa e Joaquim Nabuco.

Em meio aos estudos e atividade poética – política, Castro Alves se relacionou com a atriz portuguesa Eugênia Câmara. O final do relacionamento, assim como debilidades de saúde causaram-lhe sofrimentos físicos e emocionais. Em 1871, com apenas 24 anos o poeta faleceu, vítima de tuberculose, deixando inacabada a obra “Os escravos”. Com pouco tempo de vida Castro Alves deixo-nos legados de sua poesia, do romantismo e de engajamento social.

O link disponível no final do texto dá acesso ao conteúdo integral da Exposição comemorativa dos 150 anos de nascimento de Antônio de Castro Alves (1847-1997) organizada pelo Departamento Nacional do Livro e inaugurada em 2 de julho de 1997. O documento apresenta uma cronologia do poeta, conteúdo sobre o ambiente familiar, profissional e literário.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1134210/icon1134210.pdf