BNDigital

11 de julho | Nascimento de Sérgio Buarque de Holanda

11 jul 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Escritores Brasileiros, Historiadores, Jornalistas, Raízes do Brasil, Revistas, Sérgio Buarque de Hollanda

Estética, criação de Sérgio Buarque

“Clássico de nascença”, assim Antonio Candido, amigo de Sérgio Buarque de Hollanda e comentarista de Raízes do Brasil, define a obra emblemática escrita em 1936 em que a estrutura literária e força do autor analisam o Brasil, captando interpolações entre tradição e mudanças visualizando ainda perspectivas de tirar o país das grades do colonialismo.

Sérgio havia se transferido para o Rio em 1921 e aqui continua a escrever para alguns periódicos. Contribuindo para O Jornal é enviado a Alemanha em 1929 onde trava muitos conhecimentos e apura seu poder de observação da sociedade a partir de um ponto de vista do cotidiano o que encontra eco em sua trajetória como historiador.

Certo; não há como falar de Sérgio Buarque sem mencionar Raízes, que é apenas uma de suas obras importantes, mas o que nos traz hoje a lembrar seu nascimento a 11 de julho de 1902, em São Paulo, é a revista Estética que ele fundou no Rio de Janeiro em 1924 com Prudente de Moraes Neto. O grupo de intelectuais formado ainda por Ronald de Carvalho e Renato de Almeida afinava-se com o chamado movimento Modernista de São Paulo. Além de Estética, e na esteira do Modernismo, o autor coordena ainda as revistas Klaxon (1922- 1923) e Terra Roxa e Outras Terras (1926). Estética, de proposta trimestral, circula apenas entre 1924 e 1925.

As três edições da revista assim como a edição facsimilar de 1974 podem ser vistas na hemeroteca digital.