BNDigital

11 de outubro | Dia do Teatro Municipal

11 out 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Cultura Brasileira, Secult, Teatro Municipal

Em 11 de outubro comemora-se o Dia do Teatro Municipal, independente da esfera e da cidade em que esteja localizado. A data comemorativa relaciona-se com a criação do Museu do Teatro Municipal de São Paulo, em 11 de outubro de 1983.O museu foi criado no intuito de preservar a memória da instituição.

Os teatros municipais construídos no Brasil, sobretudo, a partir do século XIX e XX, foram espaços projetados, inicialmente, para cultura erudita. Espaços com arquitetura robusta, detalhista, com grande imponência e destaque na paisagem das cidades. Nas últimas décadas, o acesso aos teatros municipais tornou-se mais democrático, atraindo um novo público, com apresentações de custo popular à toda população.

A imagem em destaque, do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta um dos principais cartões postais da cidade, localizado na Praça Ramos de Azevedo, no centro. O espaço inaugurado em 1911 atendeu aos anseios de elite local, com um teatro para completar os espaços culturais da cidade, em especial, com apresentações de óperas. A inauguração foi feita por Carlos Gomes, com a ópera, II Guarany. Na década seguinte à inauguração, em 1922, o teatro recebeu a Semana de Arte Moderna, símbolo do movimento modernista no país.

A partir da década de 20, com o evento modernista, o teatro passou a receber outros eventos, além das óperas, dinamizando as opções do teatro. Com duas reformas em seu currículo e superando às mudanças da cidade de São Paulo, o teatro segue encantando, pela beleza e apresentações. A fotografia do Theatro Municipal de São Paulo, com data provável, década de 20, está custodiada pela Seção de Iconografia.

Seção de Iconografia