BNDigital

15 de abril | Dia mundial da arte

15 abr 2022

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Cultura e Arte, Dia mundial da arte, Secult

O dia mundial da arte coincide com a data de nascimento do artista renascentista, Leonardo da Vinci, em 1452. Leonardo é considerado uma das figuras mais emblemáticas do Alto Renascimento, polímata, era conhecedor e produtor de conteúdo em várias áreas do conhecimento. A escolha da data pela Associação Internacional de Arte além de homenagear Da Vinci, tem o intuito de conscientizar e expandir a arte pelo mundo.

A data celebrada a partir de 2012 reforça a necessidade de valorização da arte na sociedade. A partir das manifestações artísticas o homem consegue se expressar, traduzir o tempo, a vida, experiências e vontades. A arte pode ser transformadora à medida em que a sua criação e interação refletem e impactam o indivíduo e seu meio.

No âmbito brasileiro vemos iniciativas de órgãos governamentais e do terceiro setor engajados em levar dança, música, teatro, artes plásticas para comunidades, favelas, guetos, subúrbios. Estas iniciativas aproximam parte da população, demonstrando que a arte é para todos, promovendo uma integração artística e social, dando oportunidade e voz a quem muitas vezes é negligenciado.

Abaixo é possível conferir artigo de Gilberto Andrada e Silva, “A poesia brasileira e a questão social”, publicado em 1950, no periódico “Fundamentos: Revista de Cultura Moderna”. O artigo aborda a questão social como ponto de partida para o poeta, escrever sobre o que é experimentado pelos cidadãos do tempo presente. Ao mergulhar no ambiente social, o poeta, o artista se posicionam e fazem uma afirmação política. Produzir arte nos dias de hoje, como na década de 50 é não fechar os olhos para a população e seus anseios.

(Seção de Iconografia)



Acesse o artigo: http://memoria.bn.br/DocReader/102725/923