BNDigital

20 de novembro | Dia Universal dos Direitos da Criança

20 nov 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Comemoração do Dia das Crianças, Dia das Crianças, Direito das Crianças, Educação e Proteção Infantil, Educação Século Dezoito, Livros sobre Educação, Princípios de Proteção Infantil, Secult

As reflexões sobre educação de crianças e adolescentes que Joana de Rousseau ofereceu à Condessa de Oeiras tinha seu foco nos mandamentos que deveriam pautar atos e atitudes de crianças da elite que deveriam naturalmente, no futuro, ocupar altas funções. Essa era a expectativa em relação aos descendentes do conde de Oeiras.A aia, esse era o hábito entre as famílias nobres, assumia suas funções logo após o desmame da criança e transferia os cuidados ao tutor quando essa alcançava a idade entre sete e dez anos.

Aí temos o tratado da Aia Vigilante, de 1767. Estima-se que a autora, Joana de Villeneuve, tenha atuado como preceptora dos filhos do conde no período entre 1748 e a data da publicação do livro cujo volume em questão encontra-se no setor de Obras Raras com procedência, como mostra o carimbo, da Real Biblioteca.

Parece interessante observar em termos do que poderiam ser considerados regramentos em relação à Educação e à Infância o documento cujo lançamento é comemorado no dia 20 de novembro. Claro está que a Aia Villeneuve parte da observação de um grupo restrito para estabelecer suas diretrizes. Viajando séculos, em 1959, nessa data celebrada em muitos países, a ONU decide instituir a Declaração Universal dos Direitos da Criança. É composta de dez artigos garantindo educação, alimentação e proteção às crianças. Entretanto, não possui força de lei e em 1989 a Convenção sobre os Direitos da Criança tem o propósito de a tornar efetiva.

A data de 12 de outubro só comemora os pequenos no Brasil onde foi instituída pelo presidente Arthur Bernardes em 1924, um ano após o 3º Congresso Sul-Americano da Criança.

(Seção de Iconografia)


Villeneuve, Joanna Rousseau de . A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até a adolescencia [Livro]. Lisboa [Portugal]: Offic. de Antonio Vicente da Silva, 1767. [20] 119p.