BNDigital

24 de junho | Dia de São João

24 jun 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Festa Junina, São João, Secult

Viva São João! O santo que tem um lugar de honra entre os santos católicos, que batizou o próprio Jesus Cristo, razão do apelido “Batista”, e que é o único santo do qual se comemora o dia do nascimento, e não o da morte, assim como seu primo Jesus.

A fogueira, símbolo maior da festa que tem o seu nome, também é atribuída a ele. A fogueira está associada ao nascimento de São João. Conta a tradição popular que o fogo foi a forma de dar notícia, por parte de sua mãe Isabel, do parto à sua prima Maria, mãe de Jesus, que estava em outro ponto do Vale, também grávida do menino Jesus. São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus e foi o profeta que anunciou o Messias, o cordeiro de Deus, por isso a imagem com o carneiro pela qual ficou conhecido.

A devoção ao santo juntou-se à sobrevivência da tradição pagã ligada às festas do solstício de verão na Europa, época da colheita. A festa de São João é assim associada à fartura, à renovação dos ciclos e o fogo é um símbolo de purificação. É uma festa profana e religiosa ao mesmo tempo, cheia de adivinhações e culto ao encontro entre as pessoas.

A maioria das simpatias e rituais ligadas à devoção de São João está relacionada ao fogo: andar nas brasas da fogueira para pagar promessas; passar sobre a fogueira um copo contendo água e um anel preso a um fio sobre o copo, o número de pancadas que o anel der na borda do copo são os anos que a pessoa vai esperar para casar; a batalha de fogos e rojões para “acordar” o santo.

Junto com os outros santos parceiros Santo Antônio e São Pedro, esta festa cheia de misticismo alegre e inocente, com suas adivinhações, casamentos, música e dança faz o espírito voar, celebrar a vida e as bênçãos da natureza na sua contínua renovação e transformação.

(Seção de Iconografia)

WEISZFLOG IRMÃOS. [Catálogo de imagens de santos]. São Paulo, SP: Weiszflog Irmãos, 1919?. [80] f. de estampap., somente il. color. (cromolitograv.), 27cm.