BNDigital

26 de setembro | Dia Nacional do Surdo e o Instituto Nacional de Educação de Surdos!

26 set 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Dia Nacional do Surdo, INES

O Dia Nacional do Surdo foi instituído no Brasil em 2008, data importante para a comunidade surda e para todos que se dedicam na promoção da acessibilidade. O data foi escolhida em face da fundação do atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES. A criação do INES remonta meados do século XIX, o francês EnerstHuet que era surdo é um dos nomes centrais neste processo. Huet que foi diretor do Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges, na França, apresentou ao imperador D. Pedro II um relatório contendo informações e o desejo de fundar um instituto dedicado aos surdos no Brasil.

A partir da aprovação de Dom Pedro II para a criação do instituto, o Marquês de Abrantes foi designado para acompanhar todo o processo. Em 1 de janeiro de 1856 o Collégio Nacional para Surdos-Mudos começou a funcionar, com o objetivo de oferecer educação intelectual, moral e religiosa para alunos surdos de ambos os sexos. A princípio o colégio era mantido por diferentes entidades, públicas e privadas, porém, em 1908, através do decreto 6892 a data de fundação da instituição foi alterada. A transferência foi feita para 26 de setembro de 1857, data em que o Império passa a subsidiar a instituição.

Durante décadas o instituto recebeu muitos alunos de fora do Rio de Janeiro e até de outros países, em razão da especialidade e da ausência de outras instituições com o mesmo objetivo, em outras localidades.Antes de ocupar o prédio localizado no bairro das Laranjeiras, a escola funcionava na região do Morro do Livramento, centro do Rio. Desde a sua fundação o instituto sofreu diversas alterações de nomenclatura, sendo a última em 1957. A alteração sofrida foi de Instituto Nacional de Surdos Mudos para Instituto Nacional de Educação de Surdos. A retirada da palavra mudo, apresenta a realidade que a maioria dos surdos são dotados de cordas vocais em funcionamento e não fazia mais sentido manter a mudez atrelada, necessariamente, ao indivíduo surdo.

A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é uma modalidade gestual-visual e também é uma língua oficial do Brasil, assim como a língua portuguesa. A Libras permite a comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais, uma importante ferramenta de inclusão social. O INES, pertencente ao Ministério da Educação permanece em atividade como centro de referência para surdez, fomentando a formulação de políticas pública e apoiando a implementação. O instituto oferece atendimento escolar, universitário, curso de Libras e outras atividades.

A fotografia do Instituto Nacional de Educação de Surdos foi registrada entre[1911 e 1922] e pertence ao álbum Photographias D. Federal: volume 1, o prédio está localizado no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O álbum contem registros de monumentos, edifícios, logradouros e vistas do Rio de Janeiro, capital no país no período.

Seção de Iconografia

Acesse a fotografia e o álbum: