BNDigital

4 de julho de 1876 | Maestro Carlos Gomes compõe hino comemorativo para o Centenário da Independência dos Estados Unidos, a pedido do Imperador D. Pedro II

04 jul 2021

Artigo arquivado em Efemérides
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Carlos Gomes, Centenário da Independência Estados Unidos, Dom Pedro II, Greeting From Brazil, Hino Comemorativo, Independence Day, July 4th, Música, Secult

Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor brasileiro do século XIX, do período romântico. Nasceu em Campinas (SP) em 1836 e morreu em Belém (PA) em 1896. Compôs nove óperas, sendo a mais famosa “O Guarani”, baseada no romance de José de Alencar. Compôs também inúmeras peças para piano, hinos comemorativos, músicas de câmara, modinhas e outros.

Carlos Gomes foi agraciado com a Imperial Ordem da Rosa por D. Pedro II em 1861. Ele foi escolhido como patrono da Academia Brasileira de Música, fundada em 1945. A Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial foi inscrita no Programa Memória do Mundo da UNESCO em 2012. Ele também foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em 2017.

Em 1863 Carlos Gomes partiu para a Europa, com apoio do Imperador, para aprimorar seus estudos musicais. Passou a morar na Itália, onde compôs suas principais obras musicais, que alcançaram reconhecimento mundial.

Em 1876 Carlos Gomes estava em Milão escrevendo a ópera “Maria Tudor”, baseada no drama de Victor Hugo. Nessa época D. Pedro II encontrava-se em viagem pelos Estados Unidos, pois havia sido convidado pelo presidente Ulysses Grant para participar das comemorações do Centenário. D. Pedro participou da cerimônia de abertura da Exposição Universal da Filadélfia no dia 10 de maio – a Centennial Exhibition – e quis oferecer um presente ao país que o recebia tão calorosamente. Enviou um telegrama a Carlos Gomes, solicitando a composição de um hino em homenagem ao Centenário da Independência dos Estados Unidos, para ser executado nos festejos de 4 de julho na Filadélfia. O hino ficou conhecido como “Greeting from Brazil”, e foi tocado por grande orquestra sob regência do Maestro Patrick S. Gilmore.

O periódico O Novo Mundo, publicado em Nova Iorque, na edição de junho de 1876:
“Correspondendo ao convite de Sua Magestade, Carlos Gomes metteu mãos á obra, e em poucos dias a musica estava composta, instrumentada, extrahidas todas as partes da orchestra, reduzida para o piano por Nicolo Celega […] O hymno é escripto em 3 por 4 […] há em todo ele um magnifico crescendo: a peça começa docemente, com o motivo do hymno, pianissimo dos violoncellos e vae ampliando-se pouco e pouco, desenvolvendo-se de varias maneiras até o calmo do fortissimo, que deve ser de esplendido effeito.”

Aqui temos uma reprodução da capa do hino composto por Carlos Gomes: “To the American People: Hymn for the first Centennial of the American Independence, celebrated at Philadelphia on the 4th of July 1876. Composed by command of His Majesty Don Pedro II, Emperor of Brazil, by A. Carlos Gomes”.


Outro retrato de Carlos Gomes, litogravura em chine-collé, década de 1860?

“A. Carlos Gomes, Maestro Brazileiro”, gravura da Imperial Litografia de Jules Martin, 1874?

(Seção de Iconografia)


Retrato de Carlos Gomes, litogravura sobre seda, da Lithographia C. Wiegandt de Belém do Pará, 1880.