BNDigital

Acervo da BN | Álbum Souvenirs de Rio de Janeiro de J. Steinmann

24 maio 2021

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Artistas, Biblioteca Nacional, Iconografia Brasileira, Séc. XIX, Secult

As primeiras décadas do século XIX foram marcadas pela chegada de comissões científicas patrocinadas ao longo do reinado de D. João VI e seus descendentes, os imperadores Pedro I e Pedro II. Artistas, cientistas, naturalistas, exploradores e curiosos em geral foram atraídos pela diversidade e riquezas naturais do Brasil. Como resultado, relatos de viagem, álbuns de recordações e toda uma documentação iconográfica dá notícia de paisagens, fauna, flora e tipos humanos, entre eles indígenas e comunidades africanas oriundas do processo de escravidão.

Entre as inúmeras iniciativas realizadas após a chegada da família real ao Brasil, destaca-se a fundação da Academia Real Militar em 1810, anos mais tarde dirigida pelo suíço Johann Jacob Steinmann (Basel, 1800 – 1844), que além de militar foi o primeiro a adotar a técnica da litografia no Brasil.

Steinmann foi contratado pelo Arquivo Militar sob o título de “litógrafo do Imperador”, cargo oficial subordinado à Academia Militar. Título conquistado em razão da experiência obtida no ateliê de Godefroy Engelmann, precursor da litografia na França e Alois Senefelder, criador da técnica. Na Academia Militar, Steinmann ministrou a primeira escola de impressão localizada na Rua da Ajuda, região central do Rio de Janeiro. A oficina, munida de maquinário compatível às inovações técnicas da época especializou-se na formação de mestres e aprendizes. Steinmann atuou entre 1825 e 1829 na produção de impressos vários, e no ano seguinte estabeleceu oficina própria.

Em 1833 retorna à França. Em Basel, cidade natal, edita o álbum “Souvenirs de Rio de Janeiro”, conjunto com 12 estampas sob a técnica de água-tinta, todas aquareladas e ilustradas com cercadura com motivos arabescos, figuras indígenas e frutas tropicais. As gravuras, de autoria do gravador suiço Friedrich Salathé e aquareladas por Steinmann, sintetizam vistas,paisagens, usos e costumes da capital do Império. O álbum é considerado uma preciosidade da iconografia brasileira por sua técnica, riqueza de detalhes e colorido. Registra-se a versão monocromática de alguns exemplares.

(Seção de Iconografia)