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Acervo da BN | Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo

26 jul 2020

Artigo arquivado em Acervo da BN
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O Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, na Bahia, é um meio de transporte que liga pessoas entre as Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Desde o século XVII o desnível da cidade já gerava um problema de locomoção. No final do século XIX com o crescimento urbano de Salvador se fazia necessária a ligação mais veloz entres as partes Alta e Baixa da cidade. A intensa circulação da população e o comércio seriam facilitados por esta integração, já que eram utilizados guindastes para o transporte de cargas e a população subia ladeiras íngremes e longas escadarias para acessar as partes da cidade.

O empresário Antônio Lacerda, planejou a construção do então, Elevador Hidráulico da Conceição, que pretendia facilitar a locomoção entre as partes da cidade e promover a integração com o transporte público. Com destaque para os bondes, em especial, para a parte sul da cidade, que estava em grande crescimento. O plano de construção do empreendimento foi arquitetado em ambiente familiar, no qual integrantes da família Lacerda aprimoraram o projeto. A empresa Antônio de Lacerda & Cia, que mais a frente se tornou a Companhia de Transportes Urbanos, que pertencia à família Lacerda, comprou os direitos de construção de linhas de transporte na encosta. Em outubro de 1869 as obras foram iniciadas e em 1873 o elevador foi inaugurado. O elevador, era popularmente conhecido como “Parafuso”, no entanto, em 1896, seu nome foi alterado para Elevador Lacerda, em homenagem ao idealizador e construtor do empreendimento, Antônio Lacerda.

À época em que fora inaugurado o Elevador possuía duas torres e era o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto também, medindo 63m. Foi necessário a perfuraçãode dois túneis na Ladeira da Montanha, um na vertical, para abrigar a torre, e outro na horizontal, para dar o acesso à rua. Embora uma grande inovação, a construção recebeu algumas críticas, em especial, de estrangeiros, pois foram utilizados poucos ferros, que era o símbolo da modernidade na arquitetura do tempo. O elevador funcionava através de uma máquina à vapor e o peso que podia ser transportado era calculado através de uma balança, onde as pessoas se pesavam antes de entrar.

Em 1930, o Elevador passou por uma grande reforma, ganhou mais uma torre, mais duas cabines e uma passarela de aço e concreto que conecta todas as estruturas. Ao final das obras a capacidade de transporte aumentou significativamente, ampliando ainda mais a circulação de passageiros. Nas décadas de 50 e 80 o Elevador passou por outras reformas e atualmente continua em pleno funcionamento e é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Em 2006 o Elevador Lacerda foi tombado pelo Instituo Histórico e Artístico do Patrimônio Nacional, Iphan.

A fotografia, em destaque, custodiada pela Seção de Iconografia, é do fotógrafo Pedro Gonsalves da Silva, e foi capturada entre o período de 1912-1919. Na imagem é possível identificar o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda à esquerda e a vista para a Baía.
Seção de Iconografia.

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