BNDigital

Acervo da BN | Eu sei tudo (Almanaques)

28 jul 2020

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Acervo Biblioteca Nacional, Almanaque, Revistas Ilustradas

Eu Sei Tudo

“Versão” nacional da publicação Je Sais Tout editada, de 1905 a 1921, por Pierre Lafitte, na França, Eu Sei Tudo começou a sua circulação em 29 de junho, ainda sem o registro de marca oficializado, “pendência” apenas solucionada em 15 de outubro de 1917 com a publicação da petição deferida, em acordo com o a portaria do Diário Oficial da União:

"A Companhia Editora Americana, estabelecida á Praça Gonçalves Dias n.1, apresenta a marca supra para ser registrada e que a opta para distinguir trabalhos tipográficos de sua exploração. Consiste no nome característico «A Revista». A marca, que poderá variar no tipo, ou cor, será para aplicação aos ditos trabalhos. Rio do Janeiro, 15 de outubro de 1917".

Eu Sei Tudo era uma franquia da Companhia Editora Americana, sob a responsabilidade de Arthur Brandão e era um misto de Almanaque com Magazine, identificando-se como “Magazine mensal ilustrado” com circulação em todo o território nacional. Publicação de muito bom gosto, impresso parte em papel couchê, outra parte em papel branco, 148 páginas (em média) de conteúdo editorial ricamente ilustrado por fotos, charges e caricaturas.

Em seu editorial sempre apresentava a crônica do mês e as seções específicas: Páginas de Arte, Percorrendo o Mundo, Contos, Comédia, Romance, A Ciência Ao Alcance de Todos, Conhecimentos Úteis, Curiosidades, Diversos, O Mês Que Passa, Para Recitar, Novidades & Invenções, Sports, Nossa Terra e Artigos Especiais dentre muitas outras.

Eu Sei Tudo foi inicialmente dirigida por Arthur Brandão de 1917 a 1919, mais tarde por Aureliano Machado, até meados da década de 30, e Gratuliano Brito até o final de sua circulação, em 1958. Também, e exemplo de outras publicações nacionais (O Cruzeiro e Manchete principalmente) mantinha correspondentes fora do Brasil, com representações na Argentina, Uruguai, Moçambique e Portugal.

Eu Sei Tudo encerrou as suas atividades em dezembro de 1958, mas a sua proposta editorial diferenciada e o hábito que criou na família brasileira lhe garantiram o seu espaço na história da imprensa nacional.

Clique no link e dê um passeio pelas páginas da revista:

Versão .pdf - http://bndigital.bn.br/acervo-digital/eu-sei/164380

Versão pesquisa por palavra - http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=164380&pesq=


Eu sei tudo, capa do fascículo número 2