BNDigital

Acervo da BN | Exposição Continental de Buenos Aires em 1882

16 jan 2021

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Exposição Continental, História do Brasil

As exposições internacionais promovidas no século XIX e XX eram espaços de exibição da modernidade e das mudanças dos países. Eram exibidos objetos, máquinas, utensílios,arquitetura, arte, itens que marcassem o progresso científico, econômico e cultural dos países. Grandes exposições ocorreram na Europa, Estados Unidos e na América do Sul.
A Exposição Continental de Buenos Aires inaugurada em 15 de março de 1882, organizada pelo governo argentino no intuito de promover a paz e maior integração entre os países. Podemos destacar, o final da Guerra da Tríplice Aliança, entre Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai. O evento, um cenário otimista de pacificação e de oportunidade de demonstrar os avanços econômicos da Argentina, em especial, da província de Buenos Aires.

A Exposição contou com pavilhões da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela e México. A organização brasileira da Exposição foi feita pela Associação Industrial, que no final de 1881 organizou uma exposição preliminar na sede do Ministério da Agricultura. Além da exposição preliminar, a Associação incentivou que estados e instituições enviassem peças industriais e manuais para compor o pavilhão brasileiro. Foram enviadas peças manuais de algumas senhoras, da Academia de Belas Artes, Escolas Técnicas com o envio de produções de alunos e professores.

A seção brasileira da Exposição foi inaugurada em 1 de abril e foi registrada pelo fotógrafo Samuel Boote. O registro fotográfico do evento, do pavilhão com os itens expostos nos auxilia a visualizar o que a Associação da Indústria levou para Buenos Aires, o moderno brasileiro. O espaço do café, por exemplo,como símbolo da economia e de grande produção local. Ao final da exposição o Brasil foi premiado, recebendo mais de 250 de medalhas.

No link é possível acessar o álbum completo da seção brasileira da Exposição Continental de Buenos Aires.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon393009/icon393009.pdf

(Seção de Iconografia)