BNDigital

Artes | Afrânio Peixoto representado por Alvarus

17 dez 2021

Artigo arquivado em Arte
e marcado com as tags Alvarus e a Caricatura, Biblioteca Nacional, Caricatura no Brasil, Caricaturistas, Escritores Brasileiros, Medicina Legal, Romances Brasileiros, Secult

O traço simples, mas preciso e definidor de Álvaro Cotrim, o Alvarus (1904-1985), é de força impressionante para captar fisionomias e modos de ser dos seus retratados através de caricaturas. Ele começa sua carreira aos 19 anos no jornal A Pátria e realiza ainda ilustrações para vários outros jornais e revistas. Sua fama chegou ao auge nos anos 30 com a produção séries de ilustrações para a Dom Casmurro e de retratos caricaturais de diversos nomes famosos para a revista Vamos ler. Trabalhou na Caixa Econômica Federal até a aposentadoria. Nos anos 60, abandonou a caricatura e seguiu o caminho de estudos e artigos publicando em vários periódicos como o Jornal do Brasil e nas chamadas revistas adultas, Fair Play e Ele & Ela. Sua biblioteca era fantástica e nela figuravam, inclusive uma coleção de quatro mil gravuras de Daumier.

Dentre os representados por esse mestre da caricatura, vemos na imagem Júlio Afrânio Peixoto, médico, formado em 1897, tendo defendido o trabalho Epilepsia e crime. Em 1903 já compunha o corpo da Academia Nacional de Medicina e lecionou disciplinas em faculdades de Medicina e Direito. Trabalhou com Juliano Moreira no desenvolvimento de reformulações dos tratamentos psiquiátricos. Exerceu ainda, entre outras funções, a de inspetor de Saúde Pública, Diretor do Hospital Nacional de Alienados, Diretor de Instrução Pública do Distrito Federal e Deputado federal.

Quanto a sua carreira de escritor, teve início com o romance Rosa Mística, de 1900, obra sui generis pois que, embora considerada como sua obra prima, foi mal recebida pelo público e o próprio autor se mostrou insatisfeito com ela. O livro foi publicado em Leipzig, uma vez que aqui não havia recursos para sua sofisticada impressão em cores. Afrânio Peixoto foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1911 onde teve também expressiva atuação.Apesar de sua intenção de seguir essencialmente a Medicina quando veio para o Rio, sua carreira como escritor foi plena de produção e sucesso.

(Seção de Iconografia)

Alvarus. [Afrânio Peixoto]. 1 desenho: nanquim e aquarelado, colorido; 27,6 x 22,7cm.