BNDigital

Artes | Rembrandt, o grande mestre do chiaroscuro 

04 out 2021

Artigo arquivado em Arte
e marcado com as tags Arte em Gravura, Biblioteca Nacional, Gravura em Metal, Gravura Holandesa, Rembrandt Gravador, Secult

Rembrandt expressa em sua arte - seja nas telas, gravuras ou desenhos, retratos - incluindo o seu próprio - ambientes e locais do seu tempo. Nesse século XVII a Holanda, então província dos Países Baixos, vinha de lutas contra a dominação espanhola.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em Leiden, em 1606, contemporâneo de outros dois importantes artistas: Franz Halz(1580-1666) e Jan Vermeer(1632-1675). Sua família lidava com a produção de malte, ingrediente principal no fabrico de cerveja, bebida muito apreciada na Holanda. Rembrandt estudou Artes Liberais e História da Arte, indo depois de formadopara Amsterdam onde se tornou aprendiz do pintor Pieter Lastman (1583-1633). Após alguns anos retorna à sua cidade e com 25 anos já se tornara um artista consagrado.

A gravura, em sua característica de reprodutibilidade, enseja ao artista divulgação ampla de suas obras. Ele chegou a uma robusta produção de aproximadamente 290 obras gravadas. Seu processo criativo faz uso da escuridão, luz e sombra para a elaboração de ambientes e personagens, em todas as formas de expressão que utilize. Uma de suas telas mais famosas, A lição de anatomia do Dr. Tulp, de 1632, encomenda do retrato do Dr. Nicholas Tulp, é um importante exemplo dessa apropriação da luz; a composição apresenta a cena de uma sala de cirurgia do século XVII.

Essa leitora que aí vemos, em obra de 1634, transpira contrição e concentração no uso técnico preciso desses valores de claro-escuro, retratando fisionomia, panejamento e postura expressos na gravura em metal.

(Seção de Iconografia)

Rembrandt, Harmenszoon van Rijn. [A leitora]. 1634. 1 gravura: metal, pb; 12 x 9,6 cm em papel 13,1 x 10,8cm.