BNDigital

Ciências Naturais | Charles Darwin em sua volta pelo mundo a bordo do HMS Beagle visita os penedos de São Pedro e São Paulo.

01 mar 2021

Artigo arquivado em Ciências Naturais
e marcado com as tags Arquipélago São Pedro e São Paulo, Biblioteca Nacional, Charles Darwin, Expedições Científicas, Marinha do Brasil, Navio Beagle, Navios Ingleses, Projeto prarquipélago, Secult

Os rochedos de São Pedro e São Paulo, por não se prestarem à habitação ou à vida econômica, não seriam reconhecidos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Seu nome foi então modificado: Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). Composto por 6 ilhas, pertence ao estado de Pernambuco e está situado no hemisfério Norte a dois dias de barco de Fernando de Noronha. Lá existe um farol e uma estação científica que não pode ficar vazia: equipes da Marinha ficam em esquema de revezamento. Além do pessoal da Marinha, só são permitidas estadas de pesquisadores com proposta realizada por edital do CNPq e aprovada por equipe do Proarquipélago, projeto que cuida do lugar. É um local de extrema importância estratégica econômica possuindo formação geológica muito rara, de rochas plutônicas advindas de um afloramento do manto suboceânico direto de profundidades abissais. É notável ainda por sua fauna.

Essa formação foi uma das razões que atraiu e encantou Charles Darwin na expedição do navio Beagle ao redor do mundo, em 1832, partindo da Inglaterra sob o comando de Robert Fitzroy, então com 26 anos. O relatório dessa viagem, completado em 1839 consta de 4 volumes, sendo que o terceiro, aí apresentado, é o diário de anotações de Darwin. Seu diário tem início na primeira parada realizada pela expedição, no arquipélago de Cabo Verde.

(Seção de Iconografia)


Fitzroy, Robert, 1805-1865. Narrative of the surveying voyages of His Majesty'sships Adventure and Beagle, betweentheyears 1826 and 1836, describingtheirexaminationofthesouthernshoresof South America, andtheBeagle'scircumnavigationoftheglobe: v. III.- London [Londres, Inglaterra]: Henry Colburn, 1839.