BNDigital

Cultura Pop | 10 de Agosto de 1962: Peter Parker é picado por uma aranha radioativa

10 ago 2021

Artigo arquivado em Cultura Pop
e marcado com as tags Homem-Aranha, Peter Parker

Peter Benjamin Parker nasceu no Queens, Nova Iorque, filho de agentes da CIA, Richard e Mary Parker. Após a morte dos pais, Peter foi adotado por seus tios, Ben e May Parker e foram morar em Forest Hills. Tio Ben e Tia May criaram Peter como se fosse seu próprio filho.

Mais tarde, após um episódio em que Peter é mordido por uma aranha radioativa, ele desenvolve seu alter-ego , o Homem-Aranha.

Como todo adolescente, Peter passou por inseguranças e indecisões, atraindo a atenção e o interesse de leitores mais jovens e abrindo espaço para um novo perfil de super-herói protagonista, até então ocupado por adultos, mentores de seus pupilos, como Batman e Robin.

O fato de ter ignorado a chance de parar um criminoso em fuga, que mais tarde provocaria a morte de seu tio Ben, o marcou de forma profunda, fazendo-o questionar a razão e qual o destino que daria à sua vida e aos seus poderes, refletindo que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, assumindo seu papel de super-herói e a missão de ajudar a quem precisasse.

A vida de Peter Parker, a partir de então, entrelaçou-se a do Homen-Aranha, refletindo em cada qual seus dilemas e suas dificuldades específicas. A dúvida em como utilizar seus poderes, a dificuldade financeira, as paixões da juventude passaram a nortear tanto Paker como o “Aranha”. Os fãs passaram a acompanhar a trajetória do super-herói adolescente ao seu papel adulto. Peter Parker – Homem-Aranha tornou-se um dos super-heróis mais populares e rentáveis do universo da Marvel Comics, estrelando suas historias em várias mídias diferentes

Dados e curiosidades:

Criado(a) por Stan Lee / Steve Ditko
Espécie - Humano geneticamente modificado
Ocupação - Herói, Estudante, Inventor, Fotógrafo, Vigilante, Cientista (formado em biofísica e bioquímica) e CEO das Indústrias Parker

Aparições:

Primeira aparição: Amazing Fantasy#15 (Agosto de 1962)
Última aparição: Ativo
Editora: Marvel Comics

O Homem-Aranha teve várias séries de historias, a primeira das quais, e a mais longa, chamada The Amazing Spider-Man.

Na década de 2010, junta-se aos Vingadores e ao Quarteto Fantástico, duas das equipes de super-heróis mais populares da Marvel. Na história de 2012–2014, Peter Parker morre enquanto a sua mente está no corpo do seu inimigo Dr. Octopus; Octopus vive dentro do corpo de Parker, ficando com o papel de Homem-Aranha em The Superior Spider-Man, até regressar ao seu próprio corpo

Separadamente, a Marvel também publicou livros com versões alternativas do herói: Spider-Man 2099, que conta as aventuras de Miguel O'Hara, o Homem-Aranha do futuro;

Ultimate Spider-Man, que conta as aventuras do adolescente Peter Parker num universo alternativo;

Ultimate Comics Spider-Man, que fala do jovem Miles Morales, que toma o manto do Homem-Aranha depois deste ter supostamente morrido em Ultimate.

The Amazing Spider-Man # 1 (março de 1963) transformou-se eventualmente na série mais vendida de Marvel, com o personagem rapidamente virando um ícone cultural;

Após a saída de Ditko depois da edição #38 (julho de 1966), John Romita, substituiu-o e desenhou para a série durante vários anos.

1968 - Romita também desenharia as histórias extra-longas do personagem na revista de quadrinhos The Spectacular Spider-Man, um romance proto-gráfico criado para atrair leitores mais velhos. Só durou duas edições, mas representou a primeira publicação spin-off do Homem-Aranha, além das séries anuais que começaram em 1964.

1970 - o Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar da administração de Nixon, pediu a Stan Lee que publicasse uma mensagem antidrogas em um dos títulos mais vendidos da Marvel. Lee escolheu The Amazing Spider-Man, as edições #96-98 (maio-julho de 1971) que apresentam um arco da história que descreve os efeitos negativos do uso da droga. Na história, o amigo de Peter Parker, Harry Osborn, se torna viciado em pílulas. Quando o Homem-Aranha luta contra o Duende Verde (Norman Osborn, o pai de Harry), ao derrota-lo é revelado a dependência de Harry. Embora a história tenha uma clara mensagem antidrogas, a Comics Code Authority se recusou a emitir o seu selo de aprovação. A Marvel, no entanto, publicou os três números sem o selo da Comics Code Authority. As edições venderam tão bem que a autocensura da indústria foi retirada e o código foi revisado subsequentemente.

1972 - uma segunda série mensal em curso protagonizada pelo Homem-Aranha começou: Marvel Team-Up,

1976 - sua segunda série solo, Peter Parker, the Spectacular Spider-Man começou em paralelo à série principal.

1977 - Homem-Aranha também apareceu em outras formas de impressos além dos quadrinhos: romances, livros infantis e as tiras de jornais diárias, The Amazing Spider-Man, com as primeiras parcelas escritas por Stan Lee e desenhadas por John Romita, Sr.

1985- uma terceira série com Homem-Aranha, A Teia do Aranha , para substituir Marvel Team-Up.

1990 - lançamento de um quarto título mensal, Peter Parker: Spider-Man (com o enredo Torment), escrito e desenhado pelo popular artista Todd McFarlanecom diferentes capas,mas todas com o mesmo conteúdo interior. As várias versões em conjunto venderam mais de 3 milhões de cópias, o que foi um recorde para indústria na época.

1998 – com o o escritor-artista, John Byrne, houve uma renovação da origem do Homem-Aranha na série limitada de 13 edições, Homem-Aranha: Gênese (Dez. 1998 a outubro de 1999). 

1988 (novembro) – o original The Amazing Spider-Man foi encerrado com a edição #441 e reiniciado com vol. 2, #1 (Jan. de 1999).

2003, a Marvel reintroduziu a numeração original para The Amazing Spider-Man e o que teria sido vol. 2 #59, tornou-se a edição #500 (dez. de 2003).

2007 (dezembro) - a série primária The Amazing Spider-Man alcançou a edição #545 (passou a ser publicada três vezes por mês, começando com #546-548 (todas em janeiro de 2008, que perdurou até novembro de 2010, quando a revista em quadrinhos foi aumentada de 22 páginas para 30 páginas e publicada apenas duas vezes por mês, começando com #648-649 (ambas nov. de 2010).  A série Amazing terminou temporariamente com a edição #700 em dezembro de 2012, e foi substituída pelo The Superior Spider-Man, onde o Dr. Octopus é o novo Homem-Aranha, tendo assumido o corpo de Peter Parker. Teve 31 edições antes do real Peter Parker retornar em um novo relançamento, The Amazing Spider-Man #1 em abril de 2014. Recentemente, o Homem-Aranha está participando da série limitada Guerra Civil II, um arco crossover da Marvel que estreou em junho de 2016.

Dentro do Universo Marvel existe um multiverso com muitas variações de Homens-Aranha. Um personagem inicial incluído na década de 1980 é a paródia fictícia do Homem-Aranha em forma de porco chamada Spider-Ham (Peter Porker).

Versões do Homem-Aranha foram criadas como a versão futurista da Marvel 2099, chamada Miguel O'Hara. Em Marvel Comics 2, Peter se casa com Mary Jane Watson e tem uma filha chamada Mayday Parker que carrega o legado de Homem-Aranha.
Versões temáticas surgem no início dos anos 2000, como uma versão Mangá e uma versão indiana do Homem-Aranha, chamada Pavitr Prabhakar.

Homem-Aranha tornou-se a estrela da Marvel.Quando esta se tornou a primeira empresa de quadrinhos a ser listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1991, o Wall Street Journal anunciou que "Homem-Aranha está chegando a Wall Street"; O evento foi, por sua vez promovido com um ator em um traje de Homem-Aranha acompanhando Stan Lee para a Bolsa de Valores.

A edição de dezembro de 2001 do The Amazing Spider-Man foi a que a Marvel criou uma história que lidasse com as consequências imediatas dos ataques de 11 de setembro, .

2006 - Homem-Aranha obteve grande cobertura da mídia com a revelação da identidade secreta do personagem, que foi detalhada em uma página inteira do New York Post antes que a edição contendo a história fosse mesmo liberada.

2005 - O Homem Aranha foi declarado o super-herói número um na série Ultimate Super Heroes, Vixens e Villains da Bravo.

O quinto maior personagem de quadrinhos de todos os tempos pela revista Empire 

O terceiro maior personagem de quadrinhos pela revista Wizard 

2011- Homem-Aranha conquista o terceiro lugar no Top 100 Comic Book Heroes de todos os tempos da IGN, atrás de Superman e Batman da DC Comics. E em sexto na sua lista de 2012, The Top 50 Avengers.

2014 - IGN classificou o Homem-Aranha como o maior personagem da Marvel Comics de todos os tempos.

2015 – em pesquisa realizada pela revista Comic Book Resources, n o Homem-Aranha foi considerado o maior personagem da Marvel de todos os tempos.

Acervo sobre o tema:

Revista Manchete

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). HQ,: o mundo encantado dos quadrinhos : acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, RJ: FBN, 2003. 

O Fluminense (RJ)

Zero (SC)

GUERRAS SECRETAS. Barueri, SP: Panini Comics, 2016- . Mensal. Título retirado da capa. Localização: Periódicos - 2,002,01,03

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA. Barueri, SP: Panini Comics, 2015- . Mensal. Título retirado da capa. Localização: Periódicos - 2,002,01,16

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA. Barueri, SP: Panini Comics, 2015- . Mensal. Título retirado da capa. Localização: Periódicos - 2,002,01,15



O Homem-aranha (Revista Manchete)