BNDigital

Documentos Biográficos: Processo de Naturalização Aimable Alexandre Henry Gensy

21 abr 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização de Aimable Alexandre Henry Gensy. 

O suplicante Aimable Alexandre Henry Gensy, era doutor em direito e bacharel em sciencias pela Universidade de Paris na França e solicitava ao Império o deferimento da sua carta de naturalização para usufruir dos seus direitos de cidadão brasileiro. Abordando assim, em suas alegações, as declarações da Universidade que estudou e de pessoas conhecidas onde residia na Bahia, acerca de suas qualidades de gozar da aprovação desse direito de naturalizar-se. Na conclusão do processo analisou-se que Aimable possuía as habilitações necessárias para que fosse concedida sua carta.

Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital: 

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1554528/mss1554528.pdf

O documento é datado de 1833, o Brasil estava sob o período regencial (1831-1840). Nesse contexto histórico, os regentes alternavam-se ocupando o poder por quase dez anos em um quadro de instabilidade política e revoltas pelo país. O período acabou com o golpe da maioridade onde D. Pedro II, assumiu o trono antes de completar idade mínima para isso. Dessa forma, acreditava-se que a figura do imperador colocaria fim a instabilidade política da época e trazendo uma centralização política que os regentes não estavam conseguindo manter.

Visando a resgatar e divulgar a memória do Brasil Império, a série Documentos Biográficos irá apresentar processos de naturalização de estrangeiros integrantes da Coleção Documentos Biográficos da Seção de Manuscritos. A série de textos conta com a colaboração de graduandos em História da UERJ, supervisionados por servidores historiadores. Para saber mais sobre esse e outros documentos, é possível acessar o Guia de Coleções, através do link: https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

Referências:

Renata Linhares de Araújo, Graduanda em história pela UERJ

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo:Companhia das Letras, 1998.

COSTA, Mariana Barbosa Carvalho da.Golpe Parlamentar da Maioridade: construção da ordem Imperial. XIV encontro regional da ANPUH - memória e patrimônio. Rio de Janeiro, 2010.