BNDigital

Efemérides | 10 de março – Dia do Telefone

10 mar 2021

Artigo arquivado em Efemérides
e marcado com as tags 10 Março, 1876, Alexander Graham Bell, Biblioteca Nacional, Dia do Telefone, Graham Bell, Inventor, Secult, Telefone

Alexander Graham Bell (1847-1922), cientista e professor escocês naturalizado americano, é conhecido como inventor do telefone. Ele possui diversas patentes nas áreas de comunicação e fonoaudiologia.

No início do século XIX, vários cientistas faziam estudos e experimentos de transmissão do som. A invenção do telégrafo em 1835 por Samuel Finley Breese Morse (1791-1872) foi um marco na comunicação à distância. Em 1856 Antonio Santi Giuseppe Meucci (1808-1889) inventou o teletrofone – ou telégrafo falante, que pode ser considerado um precursor do telefone; em 1871, ele solicitou um registro provisório de patente para o teletrofone, mas devido a dificuldades financeiras não conseguiu pagar a renovação anual do registro. Em 1860 Johann Philipp Reis (1834-1874) construiu um aparelho capaz de transmitir a voz pela corrente elétrica. Em 1876 Elisha Gray (1835-1901) também trabalhava no desenvolvimento de um protótipo de telefone.

Graham Bell entregou o pedido de patente de seu invento no Escritório de Patentes dos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro de 1876, poucas horas antes de Elisha Gray apresentar uma declaração de intenção de registrar uma patente semelhante à sua. Em 7 de março de 1876 Graham Bell recebeu a primeira patente de telefone dos Estados Unidos, considerada a mais valiosa já emitida pelo Escritório de Patentes. A primazia na criação do telefone foi contestada por diversos inventores, como Antonio Meucci e Elisha Gray; entretanto, Bell foi o primeiro a obter a patente. Ele e enfrentou centenas de processos por causa disso, numa longa batalha judicial que durou muitos anos.
Após obter a patente, Bell prosseguiu com suas experiências para desenvolvimento do aparelho, com ajuda de seu assistente Thomas Augustus Watson (1854-1934).

No dia 10 de março de 1876, Graham Bell conseguiu fazer a primeira transmissão elétrica da fala que foi perfeitamente inteligível, a partir do seu telefone, que estava no sótão, para seu assistente, que estava em outro cômodo: “Sr. Watson, venha aqui, preciso vê-lo!” Por isso, o dia 10 de março foi escolhido para ser celebrado como o Dia do Telefone no Brasil.

Graham Bell levou o telefone para a Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition), que ocorreu entre maio e novembro de 1876. Contudo, não estava conseguindo o sucesso esperado. No dia 25 de junho, D. Pedro II estava visitando a exposição, quando reconheceu e saudou Bell – ele havia conhecido Bell quando visitara sua escola de surdos-mudos em Boston (Massachusetts). O Imperador ficou interessado no telefone, e participou da demonstração. Bell ficou à distância com o aparelho transmissor, e começou a recitar os versos de Shakespeare: “Ser ou não ser...” Ao ouvir a fala de Bell pelo receptor, D. Pedro exclamou: “Meu Deus, isto fala!” Assim, conseguiu atrair definitivamente a atenção dos jurados, da imprensa e do público para o novo invento.

Em 1877 Graham Bell e seu sogro Gardiner Greene Hubbard (1822-1897) fundaram a Bell Telephone Company (hoje AT&T), responsável pela implantação e difusão do telefone nos Estados Unidos e no restante do mundo. D. Pedro II foi o primeiro a comprar ações da companhia de Bell; nesse mesmo ano foram instalados os primeiros telefones no Brasil, no Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, tornando o Brasil o primeiro país após os Estados Unidos a possuir linhas telefônicas.



Graham Bell fez uma demonstração do telefone na cidade de Salem (Massachusetts), enquanto seu assistente Watson estava em Boston com jornalistas ouvindo sua palestra pelo telefone. Gravura publicada no periódico Illustração do Brazil em 1877.

(Seção de Iconografia)


Retrato de Graham Bell, publicado na revista Careta em novembro de 1917.