BNDigital

Expedições | A tripulação da Apollo 14 pousa na Lua

05 fev 2021

Artigo arquivado em Expedições
e marcado com as tags Amostras de Solo Lunar, Biblioteca Nacional, Missões da Nasa, Pesquisas Científicas, Pouso na Lua, Primeiros Passos na Lua, Programa Apollo, Secult, Viagens Espaciais

Vemos na imagem apresentada três quartos do satélite em fotografia do século XIX pertencente à Coleção D. Teresa Cristina Maria. Levou tempo para chegarmos lá...mas a fotografia já foi uma conquista.

Apollo 14 foi a oitava missão tripulada do programa Apollo, a terceira a pousar na lua e a primeira a conceder ao homem os primeiros passos nas terras altas do satélite, na formação Fra Mauro, objetivo da Apollo 13, que não havia tido sucesso.

Há 50 anos, Alan Shepard concluiu a última das missões H - pouso lunar tripulado - sendo fotografado por seu companheiro Edgar Mitchel ao lado da bandeira americana. Enquanto isso, o piloto do módulo de comando, Stuart Roosa, permaneceu no mesmo realizando experimentos e fotografias.

O programa Apollo teve início em 1967 tendo como meta pousar um americano na lua até o final da década. Esse homem foi Louis Armstrong que, em 1969, com a Apollo 11, lá deixou suas pegadas com o famoso “pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Armstrong e seu companheiro Edwin Aldrin passaram 21 horas fotografando a superfície lunar e coletando quase 21 kg de amostras. O terceiro componente, Michel Collins, pilotava a nave Columbia que os traria de volta à Terra.

A segunda missão em que houve pouso lunar ocorreu ainda em 1969: Apollo 12. Os astronautas permaneceram caminhando por 4h, coletaram amostras e montaram experimentos a fim de medir a sismicidade do solo lunar, o fluxo do vento solar e o campo magnético.
A Apollo 13, apesar de não ter logrado sucesso em seu objetivo em virtude de uma explosão de um tanque de oxigênio no Módulo de Serviço, provou que a equipe poderia regressar à Terra resistindo a uma grande crise como a que fora provocada por aquele acidente.

(Seção de Iconografia)


[Lua a três quartos]. [18--]