BNDigital

Festas tradicionais | Dia do Colono Alemão em Petrópolis - Bauernfest e seu significado

29 jun 2021

Artigo arquivado em Festas Tradicionais
e marcado com as tags Bauernfest, Dia do Colono Alemão em Petropolis, Petrópolis

Os primeiros imigrantes alemães vieram para a cidade de Petrópolis, na província do Rio de Janeiro, no contexto das grandes correntes migratórias, na metade do século XIX. Tal fluxo migratório, veio ao encontro da necessidade cada vez maior de substituir a mão de obra escrava, do povoamento de regiões do país e do ideário de branqueamento da raça, como forma de alcançarmos a civilização, inspirada nos moldes europeus, por isso, fortemente marcados pelo movimento eugenista.

Entretanto, a vinda de imigrantes alemães para o Brasil, havia iniciado algumas décadas antes, com sua chegada e fixação no sul da Bahia, em 1818. Em 1824, temos a formação da primeira colônia alemã em território brasileiro, no Rio Grande do Sul, a colônia de São Leopoldo.
Percebemos que o fluxo de imigrantes alemães se ramificou em diferentes regiões do Brasil.
Petrópolis está inserida fortemente nesse contexto. Sua criação data de 16 março de 1843, por decreto imperial e sob o arrendamento da fazenda “Córrego Seco”. De lá pra cá, muita histórias aconteceram na “Cidade Imperial”...

É muito comum em localidades formadas por imigrantes a criação de clubes, agremiações, sociedades, com o objetivo de resgatar e manter as raízes culturais de seus antecedentes, como o Clube 29 de junho, criado nesta data no ano de 1959. A data tem significado histórico importante, pois é o dia Colono Alemão em Petrópolis, pois marca a instalação da Colônia alemã de Petrópolis, em 1845, sob a direção do então Major Júlio Frederico Koeler.

Dos encontros dos descendentes desses primeiros colonos alemães e do desejo de manterem vivas suas tradições, em 1983, deu-se inicio a um resgate das antigas e tradicionais quermesses. Com apenas três barracas, com produtos alemães, surgia o que no futuro se tornaria uma das maiores festas germânicas no país, a Bauernfest (bauern = colono).

Assim, o dia 29 de junho passou a contar não apenas como feriado municipal, mas também como parte integrante do calendário festivo da cidade, envolvendo um período de 10 dias. Aos poucos, o evento deixou de ser o Festival Germânico, ganhando proporções cada vez maiores, atingindo seu ápice, em 1990, com a profissionalização do evento, possível com a união dos organizadores e do governo municipal.

A Festa e o dia do Colono Alemão em Petrópolis encontraram sua expressão máxima na Bauernfest, que se tornou o maior evento desse perfil na região Sudeste. A procura tem aumentado nos últimos anos, rivalizando com sua coirmã blumenauense, a Oktoberfest. Como marco dessa trajetória, foi aprovada pela Alerj, sancionada pelo Governo do Estado, a lei nº 9229 de 25 de março de 2021 que reconhece a Bauernfest Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

A Biblioteca Nacional possui em seu acervo documentos interessantes que marcam o início dessa história. Eis alguns deles:

A colonia Alemã de Petrópolis na Província do Rio de Janeiro. 

SILVA, Arsenio da. [Antiga igreja Matriz a rua da Imperatriz]. 

[CAMARA Municipal de Petrópolis].

KLUMB, Revert Henry. [Casas em Petrópolis]. 

REIMARUS, Otto. Planta da Imperial colonia de Petrópolis

KOELER, Júlio Frederico. Planta de Petrópolis. 


Planta da Imperial colonia de Petrópolis.