BNDigital

Festas tradicionais | Festas de São Pedro e São Paulo – Origem da solenidade e as festas juninas no Brasil

29 jun 2021

Artigo arquivado em Festas Tradicionais
e marcado com as tags Festa Junina, festas de São Pedro e São Paulo

A solenidade de São Pedro e São Paulo se expressa nas festividades dedicadas aos dois santos, em honra ao martírio que sofreram ao manterem-se fiéis ao amor a Jesus Cristo.
As vidas desses dois homens, em muito se distinguem; embora em muito se aproximem. Um paradoxo à primeira vista. Contudo, o propósito era único.

Pedro, que e se chamava Simão, era natural de Betsaida, povoado pesqueiro próximo ao Mar da Galileia. Pedro e seu irmão André eram pescadores e de acordo com a tradição foram chamados por Jesus para serem seus discípulos, e se tornariam “pescadores de homens”.

Paulo, que antes de sua conversão chamava-se Saulo, era natural de Tarso, cidade e capital da província romana da Cilícia, hoje uma cidade turca. Recebeu apurada educação e se tornou um fervoroso defensor da fé e tradições judaicas, que via ameaçadas pelos que seguiam o movimento de Jesus, tornando-se um ferino perseguidor de seus seguidores. Sua conversão deu-se a caminho de Damasco e a partir desse momento, passou de perseguidor a perseguido.

A união das celebrações dos dois santos é muito antiga e remonta à tradição de que em 29 de junho seria a data de morte e de translado das relíquias de um e de outro. Reza a tradição que ambos foram martirizados em Roma, e posteriormente, tornaram-se seus padroeiros, além de serem importantíssimos pilares da Igreja Católica. Alguns dados históricos indicam que no século IV já existiam celebrações em honra aos dois santos.

No Brasil, registros históricos indicam que, entre os séculos XVI e XVII , as festas juninas passam a serem comemoradas. Introduzidas pelos colonizadores portugueses, eram originadas das comemorações pagãs de fertilidade do solo, durante o solstício de verão na Europa e foram inseridas pela Igreja em seu calendário, como forma de homenagem aos santos. A cristianização de elementos culturais pagãos foi algo comum na expansão do Cristianismo, dando-lhes uma nova concepção.

As festas logo se popularizaram e se espalharam pela colônia, criando fortes raízes culturais que se mantém vivas até hoje. Durante o mês de junho, as festividades estão presentes em várias regiões do país, principalmente no Nordeste. Regadas a danças, músicas, organizadas em quermesses, onde são servidos pratos à base de milho, amendoim, mandioca. São feitas brincadeiras que envolvem tanto adultos quanto crianças, quadrilhas. Os festejos são organizados pelas paróquias e, em alguns casos, com a participação das prefeituras.

Alguns documentos sobre o tema:

IGREJA CATÓLICA. PAPA (1623-1644 : Urbano VIII). ["Indulgências em favor da confraria dos ministros, oficiais, familiares do Santo Ofício da Inquisição e da invocação de São Pedro Mártir, concedidas por breve do Papa Urbano VIII]

TRENTO, Antonio da. [Martírio de São Paulo e condenação de São Pedro.

CARAGLIO, Gian Jacopo. [Martírio de São Paulo e condenação de São Pedro].
 
DÜRER, Albrecht. [Santa Verônica entre São Pedro e São Paulo].

O Cruzeiro: Revista (RJ)

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=003581&pesq=festa%20junina&pagfis=77004

http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=003581&pesq=festa%20junina&pagfis=81619


DÜRER, Albrecht. [Santa Verônica entre São Pedro e São Paulo].