BNDigital

Filosofia | Tomás de Aquino, filósofo italiano

07 mar 2021

Artigo arquivado em Filosofia
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Fé e Razão, Pensamento Cristão, Santo Tomas de Aquino, Secult, Teologia e Filosofia

No item apresentado está o catálogo da exposição Santo Tomás de Aquino empreendida pela Biblioteca Nacional por ocasião do 7º centenário de morte do Doutor Angélico. Dessa mostra constaram obras das várias seções da Biblioteca Nacional além de peças de outras coleções.
Tomás de Aquino nasceu provavelmente em 1225 no castelo de Roccasecca, em Aquino, Sicília. A intenção de seus pais era de seguisse os passos do tio, abade de um mosteiro beneditino. Mas sua vontade era a de fazer parte da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos, o que acabou conseguindo após grande demonstração de persistência, tornando-se frei aos 18 anos. Estudou em Paris, discípulo de Alberto Magno, tornando-se Mestre em Teologia e Filosofia posto que também ocupou em Orvieto, Roma e Nápoles.

Tomás de Aquino era introspectivo, voltado totalmente ao estudo, ensino e aos seus escritos nos quais sempre procurou conciliar fé e razão. Influenciou fortemente o pensamento cristão na sua época e continua a ser base dos estudos teológicos e filosóficos até hoje.Faleceu quando ia ao Concílio de Lion atendendo ao chamado do papa Gregório X. Foi canonizado em 1323, declarado doutor da Igreja em 1567 e padroeiro das universidades em 1880.

(Seção de Iconografia)


Santo Tomás de Aquino 7ºcentenário da morte – 1274-1974: catálogo da exposição.