BNDigital

Folha Semanal Alemã (Deutsches Wochenblatt)

09 out 2017

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Alemães no Brasil

A folha semanal alemã foi publicada desde 1883 todo domingo do editor: A. Schneider no Paraná, Curitiba. Em total tem três exemplares do primeiro e terceiro ano que relatam sobre a questão das colônias alemãs - por que tantos alemães querem emigrar no século 19 e quais são os motivos. As primeiras colonizações dos alemães têm a sua origem no século 12, quando uma parte no leste da Ungária (Siebenburgen) foi explorado de um grupo dos alemães. Por isso seria nada desconhecido se adaptar num novo lugar com condições diferentes e maneiras estranhas e conseguir cultivar a terra do deserto e da floresta. Assim as colônias alemãs se espalharam não só na Europa, também na América do Norte e do Sul. A grande emigração significaria uma perda de capital enorme para Alemanha.

Um especialista nessa área conta, que sobre tudo, países sem imperador ou com imperador de má-administração fosse uma destinação mais fácil para migrar. Com essa perspectiva países como Marrocos, Corrêa e Nova-Guiné seriam interessante, também por causa da localização, aparência e o tipo de terra para agricultura. O especialista recomenda à Alemanha se espalhar na África, antes que os ingleses e franceses parcelam o continente entre eles.

Na edição de 1885 tem notícias da capitulação da Inglaterra contra Rússia; e um artigo sobre a construção necessária de um colégio de ensino-médio em Joinville. Depois o jornal relata sobre as novidades da Alemanha, da Áustria e Rússia, assim como sobre a economia e os anúncios da região.