BNDigital

História do Brasil | Pedro Álvares Cabral toma posse da “Ilha de Vera Cruz” - 01/05/1500

01 maio 2022

Artigo arquivado em História do Brasil
e marcado com as tags 200 Anos da Independência, Descobrimento do Brasil, Ilha de Vera Cruz, Navegações Portuguesas, Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha

Em abril de 1500, os navios portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, desviados de seu percurso por uma tempestade, desembarcaram pela primeira vez no litoral brasileiro. O local de desembarque foi batizado de Porto Seguro. Ali foi celebrada a primeira missa, em 26 do mesmo mês. 

Embora seja quase certo que já tivessem conhecimento da existência de territórios a oeste do Atlântico, as limitações cartográficas da época levavam a crer que se tratava apenas de uma ilha. Por esse motivo, as terras descobertas receberam o nome de Ilha de Vera (verdadeira) Cruz. 

Uma segunda missa foi realizada no dia primeiro de maio, ocasião em que também foi fincada no solo a cruz de madeira com as insígnias do rei de Portugal. Por meio deste ato simbólico, os portugueses a partir de então tomavam posse do território.

Em sua célebre carta, também datada de 1º de maio de 1500, o escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha, comunica ao Rei D. Manuel I o achamento do lugar.

Não tardou muito para que Cabral se convencesse de que não se tratava de uma ilha, e o nome foi alterado para Terra de Santa Cruz. Este seria finalmente substituído por Brasil, em referência ao pau-brasil, madeira de cor avermelhada abundante no litoral da América portuguesa, e que foi muito explorado pelos colonizadores nos primeiros anos de sua ocupação.