BNDigital

História Geral | Os nazistas invadem a Polônia - 1 de setembro de 1939

01 set 2020

Artigo arquivado em História Geral
e marcado com as tags Alemães na Guerra, Domínio Alemão, Fronteiras na Guerra, Hitler, I Guerra Mundial, Nazistas, Polônia, Segunda Guerra Mundial, Tratados Políticos

O tratado de Versalhes desmilitarizou a Alemanha. Hitler, entretanto, desde 1935 já havia feito retornar o serviço militar obrigatório e reiniciado a produção de armamentos. Sua intenção era reaver territórios perdidos na I Guerra. Assim, anexou a Áustria em 1938. Em 1939, Mussolini, o primeiro ministro britânico Chamberlain e o premier francês Didier, firmaram o Pacto de Munique, entregando a Tchecoslováquia à Alemanha. Na verdade, o pacto dizia respeito aos Sudetos, região da antiga Tchecoslováquia povoada por minorias alemãs, mas também incluía carvão, ferro e 70% do potencial elétrico do país o que tornou possível o completo domínio alemão.

Hitler estabelece contato com Stalin e propõe um pacto de não agressão com a Rússia. Estavam aí postas as condições para que ele exigisse a volta ao território alemão do chamado corredor polonês e do porto de Danzig: “Agora a Polônia está na posição que eu queria”, diz Hitler.
Tanto o major general Fuller quanto o coronel De Gaulle tinham teorias favoráveis ao uso de tanques nos combates, mas não lograram influenciar seus governos nesse sentido. Entretanto Heinz Guderian persuadiu Hitler de que tanques apoiados por aeronaves e infantaria mecanizada - a chamada Blitzkrieg (guerra-relâmpago) -poderiam ser decisivos numa conquista.

Às 4:45h do dia 1 de setembro de 1941 com sua nova e revolucionária estratégia os alemães atravessam invadem a Polônia iniciando um ataque rápido que resulta na rendição dos poloneses.
Apresenta-se aí um mapa do Reino da Polônia no final do séc.XVIII composto por gravura em metal elaborada na Oficina Tipográfica Calcográfica e Literária do Arco do Cego, em Portugal, dirigida pelo Frei José Mariano da Conceição Veloso. Faz parte de um conjunto de 498 matrizes em cobre com as gravuras que as envolvem.

(Seção de Iconografia)