BNDigital

Império do Brasil | D. Pedro II em Salt Lake City

10 jul 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil, Memória
e marcado com as tags 1876, Dom Pedro II, Estados Unidos, Salt Lake City

Durante sua viagem aos Estados Unidos, entre os meses de abril e julho de 1876, D. Pedro II percorreu o país de Leste a Oeste, de Norte a Sul, conhecendo grande parte dos Estados, visitando inúmeras cidades.

D. Pedro partiu de Nova Iorque dia 17 de abril, embarcando num trem rumo ao Oeste. Nesse período, a Imperatriz D. Teresa Cristina permaneceu em Nova Iorque.

Dentre as diversas cidades que D. Pedro conheceu no início dessa etapa da viagem, destacamos Chicago (Illinois), onde visitou uma escola e as obras do serviço de abastecimento de água, e Omaha (Nebraska), onde visitou escolas e uma fábrica.

D. Pedro II viajou pela Pacific Railroad, uma das primeiras ferrovias transcontinentais construídas a partir da década de 1860. A construção dessas ferrovias foram um grande desafio para a engenharia, atravessando vales e montanhas. Elas permitiram melhor e mais rápida integração entre as Costas Leste e Oeste dos Estados Unidos.

Aqui vemos fotografias de alguns trechos da ferrovia, pertencentes ao álbum de Savage:

View in American Fork Canon.

Secret Town Trestle Work CPRR

Nos dias 22 e 23 de abril D. Pedro visitou Salt Lake City (Utah). Foi ao teatro, e também assistiu um culto no Tabernáculo dos Mórmons. A origem da cidade está intimamente ligada à história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, movimento religioso restauracionista iniciado em 1830 por Joseph Smith Jr. Um grupo de mórmons pioneiros, liderados por Brigham Young, estabeleceu um povoado no local em 1847. O desenvolvimento de Salt Lake teve grande impulso com a construção da ferrovia transcontinental.

Destacamos aqui algumas fotografias de Salt Lake City, pertencentes ao álbum de Savage:

East side of East Temple S. Lake.

West side of Salt Lake City, Utah

Old and new residence of B. Young

Interior of Tabernacle

O fotógrafo britânico Charles Roscoe Savage (1832-1909) ficou conhecido por suas vistas do Oeste americano. Converteu-se à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e migrou para os Estados Unidos, estabelecendo seu estúdio fotográfico em Salt Lake City. O álbum com 46 fotografias albuminadas de diversos lugares do Oeste no início dos anos 1870, pertencente à Coleção D. Teresa Cristina Maria, pode ser visualizado na íntegra pelo link:

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon309895/icon309895.pdf

Prosseguindo sua viagem rumo à Costa Oeste dos Estados Unidos, D. Pedro II chega a São Francisco (Califónia) no dia 25 de abril.

Retrato de D. Pedro II (carte-cabinet em papel albuminado), feito pelo estúdio Bradley & Rulofson por ocasião de sua viagem a São Francisco (Califórnia) em abril de 1876.