BNDigital

Império do Brasil | D. Pedro II na Pensilvania

24 set 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil

D. Pedro II esteve na região petrolífera da Pensilvânia em duas ocasiões durante sua viagem aos Estados Unidos: em maio, antes da inauguração da Exposição Universal da Filadélfia, e em junho, após sua ida aos Estados do Sul do país. Ele visitou diversas indústrias dessa chamada Oil Region, demonstrando grande interesse nos processos de tratamento do petróleo. Visitou também igrejas, escolas, universidades, penitenciárias, fábricas.

O petróleo (do latim “óleo de pedra”) já era conhecido e utilizado desde a Antiguidade para diversos fins. Na década de 1850 o pesquisador norte-americano Benjamin Silliman desenvolveu o processo de refino do petróleo, resultando na obtenção de diversos derivados. A exploração de petróleo através da perfuração de poços nos Estados Unidos foi criada por Edwin Drake, que perfurou o primeiro poço em 1859 na Pensilvânia, utilizando uma técnica semelhante à exploração das minas de sal. A partir de então, iniciou-se a chamada “febre do ouro negro”, com a abertura de centenas poços e a criação de refinarias de petróleo na Oil Region. Em poucos anos surgiram diversas cidades e essa região alcançou grande desenvolvimento econômico e social.

As fotos aqui apresentadas (estereogramas em papel albuminado) fazem parte da série “Views of the Penna. Oil Region”, que o fotógrafo Frank Robbins publicou na década de 1870. Pertencem à Coleção D. Teresa Cristina Maria.



VEJA TAMBÉM

“Refining Oil”

“East side of Triumph Hill, near Tidioute, PA”

“Refining Oil. The agitator, or treating tank”

“Refining Oil. The bleaching tanks”

“Burning of the Imperial Refinery, near Oil City, PA”. Estas imagens mostram o incêndio que ocorreu na Imperial Refinery – a maior refinaria de petróleo na época – em 10 de setembro de 1875, quando um raio atingiu um dos tanques que armazenavam o petróleo bruto.

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon579591/icon579591.jpg

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon579592/icon579592.jpg

Temos aqui algumas vistas da Estrada de Ferro da Pensilvânia, publicadas no jornal “O Novo Mundo” em junho de 1877.

(Seção de Iconografia)