BNDigital

Império do Brasil | Guerra do Paraguai – Batalha Naval do Riachuelo

24 jan 2021

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags Batalha do Riachuelo, Biblioteca Nacional, Guerra do Paraguai

No dia 11 de junho de 1865 acontecia a Batalha Naval do Riachuelo, decisiva no curso dos acontecimentos durante a Guerra do Paraguai (1865-1870). O documento intitulado “Plano de la vuelta del Riachuelo con la posicion de la Escuadra Paraguaya protegida por la formidable bateria de tierra” é uma representação cartográfica onde mostra o plano de ataque da esquadra paraguaia descendo o canal de Riachuelo.

A batalha foi travada em Corrientes, província Argentina que é cortada pelo rio Paraná, que neste ponto recebe o rio Riachuelo. Todos os rios da região formam a chamada Bacia do Prata que deságua no oceano Atlântico, próximo a Buenos Aires. O controle da Bacia do Prata era muito importante para os quatro países envolvidos na guerra, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, principalmente para o último que não tinha outro caminho para o mar e que permitiam o fluxo do comércio interno e com a Europa. Se saíssem vencedores da batalha, os paraguaios iriam controlar os rios Paraguai e Paraná, o que seria um passo importante no avanço para o Rio Grande do Sul e Uruguai.

O Paraguai possuía um exército mais bem preparado que o brasileiro, mas a marinha brasileira tinha uma força militar considerável. Os navios do Paraguai não eram de guerra e sim da frota mercante equipada para a guerra. Por outro lado, a frota brasileira, com navios de grande calado, era uma marinha oceânica com dificuldade para manobrar em rios. Os Paraguaios tentaram um ataque surpresa ao amanhecer, para burlar sua desvantagem bélica Não funcionou. Chegaram atrasados. A esquadra brasileira conseguiu avistá-los. Utilizando a sua superioridade naval, Almirante Barroso jogou a fragata Amazonas para cima dos barcos paraguaios e venceu a batalha.