BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Associação Cristã de Moços (ACM / YMCA)

21 dez 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, ACM, Associação Cristã De Moços, Biblioteca Nacional, Dom Pedro II, Estados Unidos, EUA, Nova Iorque, Secult, YMCA, Young Mens Christian Association

D. Pedro II visitou diversas instituições em Nova Iorque em julho de 1876. Uma delas foi a sede da Young Men’s Christian Association – YMCA, no Brasil conhecida como Associação Cristã de Moços – ACM.


“O edificio da ‘Associação dos Moços Christãos’, de New York” – ilustração publicada no periódico O Novo Mundo em janeiro de 1871.

A YMCA foi criada em 1844 por George Williams (1821-1905) e um grupo de onze amigos em Londres. Inicialmente eles se reuniam para realizar estudos bíblicos com intenção de colocar os princípios cristãos em prática. Estavam preocupados com a falta de atividades saudáveis para os rapazes de baixa renda que chegavam na cidade em busca de trabalho e tinham poucas opções de educação e lazer. A sede da instituição tornou-se um local onde os rapazes podiam se encontrar e socializar, praticar exercícios físicos, estudar a Bíblia e fazer orações.

Seguindo o modelo de Londres, a primeira YMCA dos Estados Unidos foi criada em 1851 por Thomas Valentine Sullivan (1800-1859) e membros de igrejas locais em Boston (Massachusetts). O edifício que D. Pedro conheceu em Nova Iorque foi inaugurado em 1869, e foi projetado pela firma Renwick & Sands. Localizado na Quarta Avenida, possuía diversas salas distribuídas em 5 andares e subsolo: ginásio, sala de concertos, biblioteca, galeria de arte, salas de aula, salas de leitura etc. Foi demolido em 1903. Hoje existem diversas filiais espalhadas pela cidade de Nova Iorque, e é nos Estados Unidos que se encontra o maior número de associações do mundo.

No Brasil, a Associação Cristã de Moços (ACM) foi implantada em 1893 pelo missionário norte-americano Myron August Clark (1866-1920), primeiramente no Rio de Janeiro, depois em Porto Alegre (1901), São Paulo (1902), Minas Gerais (1950) e Brasília (1965).

“Associação Cristã de Moços” – foto da sede da ACM no Rio de Janeiro na década de 1920, publicada na obra “Rio Antigo” de Charles J. Dunlop.

Ao longo dos anos, diversos membros da YMCA destacaram-se na sociedade. Henry Dunant, um de seus fundadores, criou a Cruz Vermelha em 1863, pelo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1901. Alguns esportes foram criados por líderes das associações: o basquete foi criado por James Naismith (Massachusetts, 1891), o vôlei por William George Morgan (Massachusetts, 1895) e o futebol de salão por Juan Carlos Ceriani (Montevidéu, 1930). John Raleigh Mott recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1946 pelo trabalho desenvolvido pela YMCA no período de guerras.

A sede mundial da YMCA localiza-se em Genebra (Suíça), com afiliações espalhadas em mais de 120 países. Tornou-se uma instituição mundialmente conhecida e respeitada. A promoção da saúde total – através do equilíbrio saudável entre corpo (exercícios físicos), mente (desenvolvimento do intelecto) e alma (formação moral-religiosa) – é o objetivo da YMCA, expresso pelo triângulo equilátero vermelho que faz parte do seu emblema.

(Seção de Iconografia)