BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Cooper Union

06 nov 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Cooper Institute, Cooper Union, Dom Pedro II, Estados Unidos, EUA, Nova Iorque, Peter Cooper, Secult, União Cooper

“Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.” – Peter Cooper citou um dos Provérbios da Bíblia em discurso na União Cooper.

Uma das instituições de ensino que D. Pedro II visitou em Nova Iorque foi a União Cooper (Cooper Union), em julho de 1876. Ele foi recebido por seu fundador Peter Cooper, que acompanhou sua visita ao edifício.


Vista do edifício do Cooper Institute, publicada no Novo Mundo em novembro de 1871.

A União Cooper foi fundada em 1859 por Peter Cooper (1791-1883). Ele foi inventor, empresário e filantropo. Projetou e construiu a primeira locomotiva a vapor dos Estados Unidos, e fez fortuna com uma fundição de ferro e uma fábrica de cola. Era também abolicionista, e chegou a ser candidato à presidência dos Estados Unidos em 1876. Tendo tido pouca educação formal, Cooper reconhecia a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Percebia a necessidade de haver opções para todos que desejassem uma educação acessível e de qualidade, pois ele mesmo não tivera recursos no início da vida.

O periódico O Novo Mundo, publicado em Nova Iorque em outubro de 1872, diz o seguinte: “Ora, quando Mr. Cooper era menino e ainda quando se fez homem, sempre encontrára difficuldades em obter certos conhecimentos technicos que não os ensinava a eschola publica, e de que tanto precisava para os fins practicos da sua vida. Elle, pois, delineou no espirito o plano de um Instituto que supprisse esta lacuna, e assim que obteve os meios necesarios passou a realizar a sua obra, fundando o Cooper Institute…”


Retrato de Peter Cooper, publicado no Novo Mundo em outubro de 1872.

Inicialmente chamado Instituto Cooper (Cooper Institute) – atualmente União Cooper para o Avanço da Ciência e da Arte (The Cooper Union for the Advancement of Science and Art) – é uma das instituições de ensino superior mais antigas dos Estados Unidos. Foi inspirada nos moldes da Escola Politécnica (École Polytechnique) de Paris. Oferecia ensino gratuito para jovens e adultos de ambos os sexos, inclusive no horário noturno, sendo uma novidade na época. Havia cursos de artes, humanidades, ciências sociais, arquitetura e engenharia. A biblioteca também ficava aberta até mais tarde, para que os trabalhadores tivessem oportunidade de estudar após o expediente.

Cooper criou também a Escola Feminina de Design, que oferecia cursos de gravura, litografia, pintura e desenho. Uma parte do edifício era alugada pela American Bank Note Company, para ajudar a cobrir as despesas do Instituto. Havia também um auditório onde ocorriam discursos e importantes debates da cidade.

Localizado em Manhattan (Nova Iorque), o edifício da União Cooper foi projetado pelo arquiteto Fred A. Petersen (1808-1885) e foi construído nos anos 1858 e 1859. Seu estilo arquitetônico é chamado Rundbogenstil (estilo de arco redondo), que combina elementos da arquitetura bizantina, românica e renascentista. É uma construção Brownstone, arenito de cor marrom muito utilizado em edifícios de áreas urbanas nos Estados Unidos no início do século XIX. É também o edifício com estrutura de aço mais antigo do país. Foi declarado Marco Histórico Nacional em 1961 e Marco da Cidade de Nova York em 1965; foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1966 ao Registro Histórico Americano de Engenharia em 1971.

(Seção de Iconografia)