BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Mastodonte Warren

25 jul 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Boston, Dom Pedro II, EUA, Fóssil, Harvard, John Collins Warren, Mastodonte, Museu, Museu de História Natural, Warren Anatomic Museum, Warren Mastodon

D. Pedro II visitou diversas cidades da região chamada Nova Inglaterra, no extremo Nordeste dos Estados Unidos, em junho de 1876. O Imperador, a Imperatriz D. Teresa Cristina Maria e comitiva ficaram alguns dias hospedados no luxuoso hotel Revere House, em Boston (Massachusetts).

Enquanto estava em Boston, um dos locais que D. Pedro visitou foi o Warren Anatomical Museum (Museu de Anatomia de Warren), que faz parte de Harvard Medical School (Faculdade de Medicina de Harvard).

O museu foi fundado por John Collins Warren (1778-1856). Ao longo de sua carreira o Dr. Warren reuniu uma extraordinária coleção de espécimes anatômicos e patológicos, que ele doou à Universidade de Harvard em 1847, formando o núcleo inicial do acervo do museu. O Dr. Warren foi o primeiro reitor da Harvard Medical School. Também foi membro fundador do Massachusetts General Hospital, presidente da Boston Society of Natural History, e criou a revista médica The New England Journal of Medicine. Em 1846 participou com o Dr. William Thomas Green Morton (1819-1868) da primeira cirurgia com anestesia geral, utilizando o éter como anestésico.

Um dos itens exibidos no museu era o esqueleto do mastodonte. Batizado com o nome do fundador do museu, o Warren Mastodon é o mais completo esqueleto de mastodonte encontrado nos Estados Unidos. Descoberto em 1845 num pântano em Newburg (Nova Iorque), foi adquirido pelo Dr. Warren e montado no museu em 1849. Devido à fragilidade das presas, que estavam se desintegrando, elas foram substituídas por cópias em papel machê que mediam cerca de 3,3 metros. Anos mais tarde as presas foram reconstituídas, e medem aproximadamente 2,5 metros.

Durante a visita ao museu, D. Pedro foi presenteado com uma foto do mastodonte pelo Dr. John Collins Warren (1842-1927), neto do fundador do museu. O Imperador fez a seguinte anotação no cartão-suporte da foto: “Dado pelo Dr Warren professor substituto de operações do Dr Bigelow na Medical School de Boston quando visitei o Museu d’elle onde existe este masdonte [ilegível] restaurado. As presas são artificiaes; mas existem os pedaços das naturaes que se desfazião. 12 de junho de 1876”.

Em 1906 o Warren Mastodon foi adquirido pelo American Museum of Natural History (Museu de História Natural) de Nova Iorque, onde atualmente está exposto.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon856659/icon856659.jpg