BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Poeta Longfellow

30 jul 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Cambridge, Dom Pedro II, escritor, Estados Unidos, EUA, Henry Wadsworth Longfellow, Longfellow, LongfellowHouse, Massachusetts, Oliver Wendell Holmes, Poeta, Ralph Waldo Emerson, Thomas Gold Appleton

“No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.” Henry Wadsworth Longfellow.

D. Pedro II era um grande admirador do poeta norte-americano Henry Wadsworth Longfellow. Tão logo desembarcou em Nova Iorque em 15 de abril de 1876, expressou o desejo de conhecê-lo pessoalmente.

D. Pedro percorreu os Estados Unidos durante quase três meses. Entre os dias 7 e 14 de junho o Imperador e sua comitiva ficaram hospedados em Boston (Massachusetts). Ele visitou algumas cidades próximas, conhecendo diversas instituições públicas e privadas, e encontrando-se com personalidades.

Longfellow morava em Cambridge (Massachusetts), perto de Boston. Ofereceu um jantar para o Imperador em sua casa no dia 10 de junho. Nesse jantar estavam presentes Oliver Wendell Holmes, Ralph Waldo Emerson e Thomas Gold Appleton. D. Pedro visitou novamente Longfellow no dia 14 para despedir-se, quando partiu de Boston rumo a Filadélfia (Pensilvânia).

Longfellow e o Imperador correspondiam-se ocasionalmente. D. Pedro lia com bastante interesse as obras dele. Chegou a traduzir o poema King Robert of Sicily (Rei Robert da Sicília), e enviou uma cópia para Longfellow em 1864; essa carta encontra-se na biblioteca da Longfellow House.

Henry Wadsworth Longfellow (1807-1882) é considerado um dos maiores poetas norte-americanos do século XIX. Dentre suas obras destacamos: A Psalm of Life (Um Salmo da Vida), que faz parte de Voices of the Night (Vozes da Noite), publicado em 1839; o poema épico Evangeline: A Tale of Acadie (Evangeline: Um Conto de Acadie), em 1847, sua obra mais famosa; e The Song of Hiawatha (O canto de Hiawatha), em 1855. Também traduziu diversas obras de grandes autores europeus, dentre elas a Divina Comédia, de Dante, em 1867. Suas obras são estudadas nas escolas norte-americanas até hoje.

Aqui temos outro retrato de Longfellow, que faz parte do Photographic Album.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon395085/icon966393.jpg

Oliver Wendell Holmes (1809-1894) foi um conceituado médico, professor de medicina e escritor norte-americano. Foi reitor na Harvard Medical School (Faculdade de Medicina de Harvard).
Retrato de Holmes, também faz parte do Photographic Album.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon395085/icon966395.jpg

Ralph Waldo Emerson (1803-1882) foi um influente filósofo e escritor norte-americano, tendo sido um dos fundadores do movimento chamado Transcendentalismo. Foi o primeiro norte-americano a pesquisar e escrever sobre a Ásia e o Oriente Médio, seus conceitos metafísicos e mitologias. Sua obra Nature (Natureza), publicada em 1836, sobre a filosofia transcendental, é uma de suas mais importantes obras.

Retrato de Emerson, também faz parte do Photographic Album.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon395085/icon966392.jpg

Thomas Gold Appleton (1812-1884) foi escritor, pintor e patrono das artes plásticas, contribuindo para diversas instituições de Boston e Cambridge. Foi fundador do Boston Literary Club. Longfellow casou-se com sua irmã Frances Appleton, tornando-se seu cunhado. Appleton era conhecido por sua sagacidade e seu inigualável bom humor.

Aqui vemos uma foto da residência de Longfellow em Cambridge. Elafoi construída em 1759 por John Vassal, e serviu como quartel general para George Washington. Em 1843 foi adquirida por Nathan Appleton e foi dada a Longfellow quando casou-se com sua filha Frances Appleton.

Atualmente a Longfellow House é um Sítio Histórico Nacional dos Estados Unidos.
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon855752/icon855752.jpg

O periódico The New York Herald em 13 de junho de 1876 escreveu sobre esse jantar:

“O Dr. Holmes pode esbanjar sua perspicácia e humor refinado sobre o assunto, enquanto o Sr. Emerson pode inundar o jantar inteiro em um mar de filosofia transcendental. Assim, a visita de Dom Pedro a Cambridge seria lembrada desde os diálogos de Platão, as canções de Horácio ou os poemas épicos de Homero. O Dr. Holmes pode manter o assunto na Terra, o Sr. Longfellow pode levá-lo para as estrelas, e o Sr. Emerson pode projetá-lo no éter universal imaginado para se espalhar infinitamente além dos abismos profundos dos céus. Um jantar como esse seria digno da imortalidade que receberia.”

The Photographic Album é um álbum de luxo com 100 fotografias (cartes-de-visite em papel albuminado) que foi oferecido ao Imperador pelo editor Edward Anthony em 1876, por ocasião de sua viagem aos Estados Unidos. Tem dedicatória gravada em dourado na capa, e pertence à Coleção D. Teresa Cristina Maria. Pode-se consultar o Photographic Album na íntegra pelo link:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon395085/icon395085.pdf


Retrato de Longfellow publicado no periódico O Novo Mundo em agosto de 1872.