BNDigital

Jornal Alemão Geral (Allgemeine Deutsche Zeitung)

13 set 2017

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Alemães no Brasil

O semanário “Allgemeine Deutsche Zeitung” [“Jornal alemão geral”] foi publicado de 1874 até 1889 no Rio de Janeiro, no início duas vezes por semana e mais tarde semanalmente. Os editores trocaram varias vezes: Richard Matthes, H. A. Gruber, Robert Rogall, Fernando Schmid e no final Julius Curtius. Em 4 páginas oferecia um edital, um Feuilleton, notícias políticas do exterior, notícias das províncias brasileiras, notícias “misturadas” e uma parte de classificados. Em varias edições também tinha uma coleção de resumos de varios artigos de outros jornais em língua alemã do Brasil.

A partir da edição 29 em julho 1884, sob direção do editor Fernando Schmid, o nome do jornal mudou para “Deutsch Brasilische Warte: für freien Blick auf Land und Meer und Berichterstattung aus beiden Hemisphären” [“Observatório alemão-brasileiro: para um olhar livre em terra e mar e reportagem dos dois hemisférios”]. A partir de janeiro 1886, sob direção do editor Julius Curtius, voltou para o nome anterior até o final da expedição em 1889.

Com seus artigos (especialmente os editais) o jornal forneceu aos leitores uma interpretação da situação no Brasil na perspectiva dos imigrantes alemães. Foi referido, por exemplo, das circunstâncias difíceis da colonização alemã nos primeiros anos depois da chegada ou do desenvolvimento em geral das colônias com uma população em maioria alemã. Um bom exemplo é um longo edital cujas partes foram publicados em 4 edições (14-17) no ano 1886 (“Brasil como destino da emigração alemã e a agitação na Alemanha”).

Em alguns anos o jornal de anúncios “Deutscher Kolonie-Anzeiger” [“Jornal de anúncios para as colônias alemãs”] foi publicado como um caderno junto com o “Allgemeine Deutsche Zeitung”. Ele foi publicado em Stettin (atualmente “Szczecin”, na Polônia) pela editora “Herrcke & Lebeling”. Mais tarde a dita-cuja encerrou a publicação, como o jornal “Germania” de São Paulo reportou na edição 63 do dia 7 de agosto de 1886 e a “Deutsche Export-Gesellschaft” [“Associação alemã de exportação”] em Wiesbaden continuou a ideia com o “Neuer Deutscher Kolonie-Anzeiger” [“Novo jornal de anúncios para as colônias alemãs”]. A partir disso o mesmo foi publicado mensalmente como um caderno em vários jornais alemães, como o “Allgemeine Deutsche Zeitung”, o “Rio-Post” (os dois do Rio de Janeiro), o “Germania” de São Paulo, além de vários outros em colônias alemãs no mundo inteiro, como na America do Norte, China ou Austrália. Em 4 páginas foram oferecidos classificados de fabricantes da Alemanha com produtos para os “colonistas” alemães, além de alguns artigos curtos redatoriais. Os classificados focaram em utensílios e máquinas da agricultura, além de produtos da vida cotidiana.