BNDigital

Literatura  | C.S.Lewis, mestre da fantasia

29 nov 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Cristianismo, Crônicas de Narnia, cslewis, Literatura Fantástica, Narnia

As Crônicas de Nárnia, coleção de romances de fantasia, é um dos grandes clássicos da literatura inglesa que ultrapassou fronteiras. As aventuras dos irmãos Penvensie, do Príncipe Caspian, da Feiticeira Branca, e principalmente de Aslam, dentre outros, tornam a obra um conjunto importante da literatura fantástica, consagrando C. S. Lewis.

Clive Staples Lewis nasceu em Belfast – Irlanda do Norte, em 29 de novembro de 1898. Filho caçula de Albert James Lewis e de Florence Augusta Lewis. Lewis e seus irmãos receberam uma educação cristã, visto que seu avô materno era clérigo da Igreja da Irlanda. Sua mãe faleceu quando tinha apenas 10 anos de idade e dois anos depois, aos 12 anos, foi enviado para a Malvern College, em Worcestershire, na Inglaterra.

Lewis iniciou seu afastamento da igreja cristã ainda na adolescência, e só retomaria à sua antiga crença anos mais tarde. Foi também enquanto era um adolescente que começou a interessar-se por mitologia, grega e nórdica, além de línguas antigas, como o latim.
Aos 18 anos Lewis foi admitido na University College de Oxford. Contudo, teve que suspender seus estudos ao ser convocado para servir, durante a Primeira Guerra Mundial. Dois anos depois, pôde voltar e concluir seus estudos em Língua e Literatura Clássicas. Além de Letras e Literatura, Lewis dedicou-se aos estudos de teologia e linguística. Lecionou, entre os anos de 1925 a 1954, em Magdalen College, Oxford. Continuou integrando o corpo docente da Universidade até seu falecimento, em 1963. Lecionou também Literatura Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge. Era um dos nomes mais respeitados e conceituados em sua área de estudo.

Em Oxford conheceu outros nomes importantes da literatura, John Ronald Reuel Tolkien (J.R.R.Tolkien), que se tornaria um grande amigo, incentivador e um dos responsáveis de sua conversão ao Cristianismo, tornando-se não só seu defensor, como também disseminador, pois a religião era um assunto presente em seus livros. Como:

“O Problema do Sofrimento” (1940),

“Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz” (1942),

“Milagre” (1947),

“Cristianismo Puro e Simples” (1952)

“As Crônicas de Nárnia” - “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa” (1950), “Príncipe Caspian” (1951), “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (1952), “A Cadeira de Prata” (1953), “O Cavalo e Seu Menino” (1954), “O Sobrinho do Mago” (1955) e “A Última Batalha” (1956).

“A Alegoria do Amor: Um Estudo da Tradição Medieval”, foi lançada m 1936 e consagrada como uma de suas mais relevantes obras. No ano seguinte, foi contemplado com o Prêmio Gollansz da Academia Britânica.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lewis participou de uma série de palestras oferecida pela BBC londrina.

Desde o início da década de 60, Lewis começou a apresentar problemas renais que afetam cada vez mais sua de saúde, falecendo em 22 de novembro de 1963.

Um pouco de C. S. Lewis:

BELL, James Stuart. A biblioteca de C. S. Lewis: seleção de autores que influenciaram sua jornada espiritual. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.

DOWNING, David C. C. S. Lewis: o mais relutante dos convertidos. 2. impr São Paulo: Vida, 2006. 202p., 21 cm

LEWIS, C. S. Alegoria do amor: um estudo da tradição medieval. São Paulo: É Realizações, 2012. 399p., 25cm.

LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 523p., il. col., 29 cm.

LEWIS, C. S. Cartas do Diabo ao seu aprendiz. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. 134p., 21 cm.

LEWIS, C. S. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 180p., il., 20cm. (Narnia).



Capa do filme