BNDigital

Literatura | Charles Bukowski, o último escritor maldito da literatura norte-americana

16 ago 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Bossa Nova, Literatura Brasileira, Poesia Brasileira, Secult, Vinícius de Moraes

Henry Charles Bukowski nasceu em 16 de agosto de 1920 em Andernach, na Alemanha. Sua mãe era alemã e seu pai um soldado americano. Aos três anos mudou-se com os pais para os Estados Unidos, onde permaneceu até o fim de sua vida. Aos 15 anos escreveu seu primeiro conto sobre um piloto da Primeira Guerra Mundial, mas não publicou. Considerado um Poeta Maldito, Bukowski tinha grande dificuldade de publicar seus textos devido ao caráter transgressor do Realismo Sujo que adotava. Em 1940 seu pai lê seus contos e o expulsa de casa. Aos 24 anos, pela primeira vez teve um conto publicado: “Consequências de uma longa carta de rejeição” na revista Story, neste conto ele relata as negativas que recebeu de diferentes editores. Em 1952 conseguiu um emprego de carteiro, onde trabalhou por 18 anos. Em 1954, depois de uma hemorragia interna o deixar hospitalizado por nove dias, ele começou a dedicar-se com mais afinco à poesia, tornando-se um dos poetas mais influentes da literatura americana.

Aos 74 anos faleceu em decorrência de uma pneumonia adquirida enquanto realizava tratamento para leucemia. Pôde vivenciar seu sucesso no fim da vida e escreveu até o fim.