BNDigital

Literatura | Edgard Allan Poe na Biblioteca Nacional

11 out 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Edgar Allan Poe, Ficção Policial, Literatura de Ficção, Literatura de Terror

Edgard Allan Poe, escritor, poeta, editor e critico literário, reconhecido de forma irrefutável pela grande contribuição à literatura contemporânea. Sua escrita única e seu estilo ficcional marcaram gerações futuras de escritores e ajudaram a criar um perfil de leitor apaixonado pela ficção policial, temas sobre mistério, horror e morte.

O autor nasceu Edgard Poe, em 19 de janeiro de 1809, na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Sua mãe faleceu quando era muito pequeno, deixando ele e seus irmãos órfãos. Abandonados pelo pai, cada irmão teve um destino, sendo que Poe foi acolhido por um casal John e Francis Allan, quando passou a incluir “Allan” ao seu sobrenome, mesmo não tendo sido oficialmente adotado. Entretanto, tal condição não se refletiu na educação que recebeu, frequentando excelentes escolas e sendo admitido na Universidade da Virgínia.

Edgard Allan Poe possuía um estilo de vida que acabou colocando-o em confronto com o homem que o acolhera. Seu espírito aventureiro e boêmio os afastavam cada vez mais.

Durante um período de sua vida, residiu em Baltimore, no estado de Maryland, na casa de uma tia e de uma prima Maria e Virgínia Clemm, com quem acabaria casando-se, no ano de 1836, mesmo sua prima tendo 13 anos de idade.

A atividade profissional de Poe foi marcada pelos seus trabalhos como crítico literário, escritor, editor. Lançou obras como “Tamerland and Other Poems” (1827), seu primeiro livro, uma coleção de poemas; trabalhou editor do jornal Southern Literary Messenger (1835), em Baltimore, Burton's Gentleman's Magazine (1939), na Filadélfia, publicando histórias, artigos e críticas literárias. Sua obra “Tales of the Grotesque and Arabesque” foi traduzida por Charles-Pierre Baudelaire, trazendo-lhe notoriedade na França.

Sua vida ,no entanto, sofreu uma reviravolta quando sua esposa faleceu, em 1847, vítima de tuberculose, tal qual sua mãe. Envolvido pelo luto, entregou-se ainda mais ao álcool e a uma vida descomedida, que abalava cada vez mais sua saúde.

De volta à Nova Iorque, trabalhou por um breve período no periódico Evening Mirror, onde publicou, em 1845, seu célebre poema, “The Raven”. Edgar Allan Poe foi encontrado em delírios, vagando pelas ruas de Baltimore, em outubro de 1849, falecendo quatro dias depois.

A trajetória de vida de Edgar Allan Poe marcou profundamente suas obras. Tristeza, morte e terror eram temáticas recorrestes, refletindo a inquietação de seu espírito, como em “O Gato Preto” (1843), “O Corvo e Outros Poemas” (1845). Entretanto, conseguiu transpor uma narrativa singular, sob uma perspectiva analítica própria, destacada em seus escritos policiais, como “Assassinatos na Rua Morgue” (1841), que trouxe para a literatura a figura do detetive inteligente, astuto e perspicaz, C. Auguste Dupin, abrindo portas para um dos detetives mais famosos da literatura mundial, Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle.

Acervo sobre o tema:

Vida Capixaba (ES)

A Província (PE)

O Norte (PB)

O Paiz (RJ)

Cinearte (RJ)

Careta (RJ)

Jornal do Brasil (RJ)

Frou-Frou (RJ)

Diário Nacional: A Democracia em marcha

América Brasileira: Resenha da Actividade

Diário Carioca (RJ)

O Jornal (RJ)

Correio da Manhã (RJ)

Vamos Lêr!

Carioca (RJ)

A Scena Muda: Eu sei tudo (RJ)

Correio Paulistano (SP)


Correio Paulistano (SP)