BNDigital

Literatura | Maria Carolina de Jesus,  autora do livro best-seller autobiográfico “Quarto de Despejo”

13 fev 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Carolina Maria de Jesus, Literatura Brasileira, Mulheres Escritoras, Secult

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma mulher negra, favelada, mãe solteira, catadora e também umas das mais importantes escritoras brasileiras. Nasceu em uma família muito humilde no dia 14 de março de 1914 na cidade de Sacramento em Minas Gerais, onde frequentou a escola por apenas dois anos. Apesar do pouco tempo de educação formal e da dificuldade para ter acesso a livros, ela despertou interesse pela leitura e tornou-se uma leitora voraz.

Aos 33 anos mudou-se para São Paulo, residindo na favela do Canindé, na Zona Norte da cidade. Mãe solteira de três filhos, seu sustento se dava através do trabalho de catadora de material reciclável. Entre os objetos que recolhia reservava para si papéis onde podia escrever e com isso desenvolveu o hábito de escrever diários. Sempre que podia, Carolina escrevia relatos de situações de seu cotidiano.

Na década de 1950, em uma praça próxima à comunidade onde vivia, conheceu o jornalista Audálio Dantas que tomou conhecimento de seus diários e ficou interessado. Encantado com os textos, Audálio convenceu Carolina a publicar um livro e em 1960 a obra Quarto de despejo foi publicada. A primeira edição vendeu 30 mil exemplares. O sucesso da obra despertou interesse no exterior e foi traduzida em 13 idiomas com distribuição em mais de 40 países tornando-se um best-seller internacional.

Depois do sucesso de Quarto de despejo, Carolina passou a se dedicar mais à escrita publicando outros três livros: Casa de alvenaria, Pedaços de fome e Provérbios; E as obras póstumas: Diário de Bitita, Meu estranho diário, Antologia pessoal, Onde estaes felicidade? e Meu sonho é escrever... contos inéditos e outros escritos. Em 13 de fevereiro de 1977, em um pequeno sítio na periferia de São Paulo, a escritora faleceu de insuficiência respiratória.

A BN possui alguns cadernos de anotações de Carolina que podem ser consultados na Seção de Manuscritos. A BNDigital possui um destes cadernos disponível para consulta.

(Seção de Iconografia)