BNDigital

Literatura | Mário de Andrade

29 nov 2020

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Literatura Brasileira, Mario de Andrade, Poeta

Nascido Mário Raul Moraes de Andrade, Mário de Andrade é um dos grandes nomes da literatura brasileira. O poeta nasceu em 09 de outubro de 1893, em São Paulo, filho de Carlos Augusto e Maria Luísa Andrade. Mário residiu a maior parte de sua vida em São Paulo e ainda criança demonstrava interesse e habilidades com artes, música e leitura. Foi músico profissional, estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo.

A partir de uma tragédia familiar, a perda de um de seus irmãos, toda a família passou um tempo no interior, em Araraquara. Ao retornar a São Paulo, Mário percebeu que sua habilidade para o piano não estava muito boa e dedicou-se ao estudo de canto, teoria musical e de literatura. Em 1917 o escritor publicou seu primeiro livro, com o pseudônimo de Mário Sobral, “Há uma gota de sangue em cada poema”. A partir deste período ele ingressou na pesquisa folclórica, no interior paulista e no Nordeste. O interesse de Mário era nas pessoas, no estilo de vida, na música, nas estórias locais.

Um ponto de grande destaque na trajetória do poeta foi o encontro com outros artistas de São Paulo animados e inspirados no Modernismo europeu. Da afinidade surgiu o “Grupo dos Cinco”, composto por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. O grupo organizou um evento para divulgar seus trabalhos à um público maior. A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922.

Mário participou intensamente da organização da Semana de Arte Moderna e apresentou parte da obra “A escrava que não era Isaura”, publicada em 1925. Após a década de 20 na qual o poeta permaneceu em atividades junto aos outros artistas, ele prosseguiu escrevendo poemas e publicando obras. Macunaíma, de 1928, merece destaque, obra planejada por anos e com conteúdo extraído das viagens ao interior sobre o povo indígena e suas lendas. Além da atuação artística foi professor e atuou no Serviço de Patrimônio Histórico e Nacional. Mário faleceu em 1945 vitimado por problemas cardíacos.

Consulte o retrato fotográfico do poeta, registrado por KazysVosylius, na década de 30.

Acesse o periódico Klaxon Mensário de Arte Moderna, produzido pelos modernistas paulistanos para propagar à arte, novas ideias e propostas.

(Seção de Iconografia)