BNDigital

Literatura | O bardo e Otelo

05 jan 2022

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Escritores Ingleses, Otelo, Peças de Teatro Inglesas, Racismo e Violência Doméstica, Secult, Shakespeare

William Shakespeare (1564-1616) nasceu e morreu em Stratford-upon-Avon, conhecida como Stratford, cidade ao Sul de Birminghan, Inglaterra. Casado com Anne Hathaway, teve 3 filhos.

A peça, Otelo, apresentada ao público em 2 de dezembro de 1604, aborda temas como o racismo, misoginia, miscigenação, identidade e choque culturais, conflito sexual e violência doméstica apresentados lateralmente ao eixo da dualidade antagônica entre a maldade de Iago e a altivez de Otelo.

O autor tinha conhecimento de mouros de cores de pele diversas. Chegou inclusive a conhecer muçulmanos da comitiva do embaixador Mouro que esteve em Londres em 1600. Mas fosse qual fosse a tonalidade da pele, trata-se de que aquele, Otelo, era o outro, o diferente que não devia se aproximar da moça de pele branca.

Quantas vezes foi esse drama encenado, em quantos palcos Otelo já assassinou Desdêmona e se suicidou nesses quatro séculos sem que grandes mudanças em relação a questões como racismo e violência doméstica fossem resolvidas e erradicadas de nossos cotidianos?

Em 2015 a obra de Shakespeare, em pesquisa realizada pela Biblioteca Britânica e o Conselho Inglês de pesquisa em Artes e Humanidades, foi considerada como a terceira mais influente da História, da comédia à tragédia. No portal Shakespeare Documented é possível visualizar muitos documentos digitalizados relativos à obra e vida do bardo.

O livro na imagem é um catálogo com apresentação para assinatura do que iria constituir uma coleção de gravuras a partir de quadros com temas de peças de Shakespeare.