BNDigital

Literatura | Raul Pompeia, escritor brasileiro

12 abr 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Abolicionistas, Biblioteca Nacional, Escritores Brasileiros, Jornalistas, O Ateneu, Republicanos, Romances Brasileiros, Secult

Raul de Ávila Pompeia desenhava com palavras, segundo Afrânio Coutinho, estudioso de sua obra. Mas ele também desenhava mesmo: realizou desenhos para sua obra mais famosa, O Ateneu. Aí temos um conjunto de 43 desenhos a grafite ilustrando os 12 capítulos da edição de 1905, doados à Biblioteca Nacional pela editora Francisco Alves em 1907.O romance, publicado pela primeira vez em 1888 e elogiado pela crítica, traz as vivências do narrador-personagem Sergio no internato Ateneu, recordações do autor que vivera um período como interno no Colégio Abílio.

Abolicionista, republicano e um dos grandes representantes do Realismo brasileiro, Raul Pompeia escreveu crônicas, poemas e mais dois romances: Uma tragédia no Amazonas e As Joias da Coroa.

Em 1894 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional pelo presidente Floriano Peixoto. Por ocasião da morte de Floriano, Pompeia proferiu um discurso visto como ofensivo ao presidente Prudente de Moraes e provocou sua demissão daquele cargo. Criticando o incidente, Luís Murat escreveu o artigo Um louco no cemitério ao qual Pompeia não conseguiu responder. Sentindo-se desprestigiado e perseguido, o patrono da cadeira de número 33 da Academia Brasileira de Letras se suicidou no dia 25 de dezembro de 1895, aos 32 anos.
(Seção de Iconografia)


Pompeia, Raul, 1863-1895. [O Ateneu]. 43 desenhos, grafite, p&b.