BNDigital

Literatura | Stefan Zweig, escritor austríaco

23 fev 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Escritores Austríacos, Escritores Famosos, Guerras Mundiais, Livro, Nazismo, Pacifismo, Secult

Stefan Zweig foi um escritor judeu nascido em Viena em 1881, vivendo os tempos cruéis da I Guerra. Exerceu com maestria sua profissão atuando como dramaturgo, biógrafo, romancista, poeta e jornalista. Traduziu para o alemão obras de grandes escritores franceses e ingleses.Além de escritor bem sucedido Zweig possuía por herança, junto com seu irmão, uma grande indústria têxtil na Boêmia.

Como idealista, humanista e pacifista, via na América do Sul a luz para superar a escuridão da guerra e do nazismo. Seu ideal era ver uma sociedade que convivesse em paz com o diferente. Em 1934 fugiu para a Inglaterra passando a ter cidadania britânica.

Demonstrava muita vontade de vir ao Brasil e a primeira oportunidade surgiu quando em 1936 foi participar de um congresso na Argentina e fez aqui uma parada.Foi recebido calorosamente, hospedado na suíte presidencial do Copacabana Palace e recebido por Vargas no Palácio do Catete sem nem saber que naquele momento o mesmo governo deportava Olga Benário Prestes para a Alemanha.

Veio ao Brasil por 3 vezes e aqui acabou se deixando levar pela angústia de que a violência da guerra estava vindo ao seu encontro e comete suicídio, junto com sua companheira, na casa em que moravam em Petrópolis, em 1942. Seu fascínio pelo Brasil era imenso. Admirava muito o que considerava como a força do multiculturalismo brasileiro.Viajou por vários estados com o objetivo de terminar o livro cujo título acaba por se tornar uma metáfora-sobrenome para o país: Brasil, país do futuro.

(Seção de Iconografia)


Passaporte de Stefan Zweig com visto para o Brasil [Manuscrito]. 2p. London (Londres, Inglaterra): [s.n], 10/09/1940.