BNDigital

Matemática | Dia Nacional da Matemática: entre contas e contos

06 maio 2022

Algumas gerações, não sei quantas, e bastaria calcular para saber, aprenderam a gostar de matemática lendo O homem que calculava e outros livros de Malba Tahan. Por causa desse nome, na verdade um pseudônimo, muita gente cresceu achando que ele era um escritor de origem árabe, até porque suas histórias estavam cheias de camelos, mercadores, beduínos e califas.

Na vida real, Malba Tahan foi professor de matemática e chamava-se Júlio César de Mello e Souza, brasileiro da gema. Autor de mais de 100 obras sobre lendas árabes ou maneiras de descomplicar o ensino da matemática, adotou o pseudônimo por conta da boa aceitação que as lendas orientais tinham no meio do século passado e acreditava que o mistério em torno de um escritor oriental ajudaria a vender livros. A data de seu nascimento, 6 de maio, foi escolhida para ser o Dia Nacional da Matemática.

Em sua trajetória como professor, Júlio César criticou o excesso de algebrismo. Como escritor, transferiu os problemas da matemática para histórias fantásticas e provou que é possível ensiná-la com significado.

Lamentavelmente, por ocasião de sua morte, alguns professores modernos fizeram restrições a sua obra matemática. Era Malba Tahan avesso às tendências atuais do ensino da matemática e crítico ferino da chamada "matemática moderna", assim como dos erros pedagógicos de professores de hoje e de ontem. Esse seu espírito crítico, por vezes irreverente, criou alguns fortes ressentimentos.

É indiscutível, porém, que Malba Tahan foi um dos renovadores do ensino da matemática, quando surgiu como professor dessa matéria nos colégios cariocas. Não somente sabia despertar o gosto pela disciplina, despojando-a de muitas "inutilidades", como sabia ensinar com clareza. Foi, sem dúvida, um dos grandes mestres da matemática do século XX.

No Brasil, é baixo ainda o índice de professores que conhecem suas ideias e a eficácia de seus métodos para minimizar a dificuldade na aprendizagem dos alunos.

 

Saiba mais:

Malba Tahan, o homem que contava histórias de um país que não conheceu

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_10/114187

 

Malba Tahan prevê a morte e pede enterro simples e sem coroas

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_05/32232

 

Dia da Matemática, Homenagem a Malba Tahan

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/dia-matematica-homenagem-malba-tahan

 

Malba Tahan, o mago dos números

http://bndigital.bn.gov.br/artigos/historia-da-matematica-julio-cesar-de-mello-e-souza-o-mago-dos-numeros/