BNDigital

Memória | 145 anos da Escola de Minas de Ouro Preto

12 out 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Claude Henri Gorceix, Escola de Minas, Ouro Preto

A Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada em 12 de outubro de 1876, foi criada por iniciativa de D. Pedro II. O projeto inicial da Escola foi elaborado pelo mineralogista francês Claude Henri Gorceix, indicado ao Imperador por Auguste Daubrée, diretor da Escola de Minas de Paris, para a organização do ensino da mineralogia e da geologia no Brasil.

Em 1875, Gorceix submeteu ao governo imperial um relatório indicando acidade de Ouro Preto para sediar a nova instituição, bem como propôs seu regulamento. Em sua concepção, o objetivo da instituição era formar profissionais que pudessem se encarregar das explorações geológicas e das minas, administrar as empresas metalúrgicas e fiscalizar os trabalhos de mineração. Para tanto, inspirou-se no modelo de organização da Escola de Minas de Saint-Étienne e, no que tange aos métodos de ensino, na Escola Normal Superior de Paris.

No projeto inicial, Gorceix propunha um curso de formação de dois anos, com dez meses de aula e dois meses destinados a viagens de estudos e trabalhos práticos; concurso para admissão dos alunos, limitação de dez alunos por turma e aulas em tempo integral; ensino gratuito; boa remuneração para os professores; bolsas de estudos para estudantes carentes e prêmios de viagem ao exterior para aqueles com melhor desempenho. O regulamento definitivo foi promulgado em 6 de novembro de 1875, sendo mantidos os principais pontos do projeto inicial.

Em suas primeiras décadas de funcionamento, a Escola sofreu várias críticas de opositores. As principais dificuldades enfrentadas tiveram relação com o pequeno número de alunos, o conteúdo do ensino e o método utilizado. Um curso preparatório para os futuros candidatos foi introduzido em 1877, devido ao rigor do concurso de admissão, àprecariedade do ensino secundário técnico-científico e à ausência de prática de laboratório e de pesquisa na educação brasileira. A diminuta demanda social e mercado de trabalho para os engenheiros de minas e geólogos gerou modificações curriculares. A escola planejada em 1875 transformou-se em uma escola de engenharia de minas e civil, abrindo mercados de trabalho nas estradas de ferro e na construção civil aos profissionaisformados.

Para o êxito da instituição foram fundamentais o relacionamento de Gorceix com o Imperador e o constante apoio imperial. Os métodos de ensino e trabalho implantados em Ouro Preto, conhecidos como “o espírito de Gorceix” podem ser caracterizados pela valorização do espírito de investigação, do estudo da natureza, dos trabalhos práticos em campo e nos laboratórios, trabalhando cum mente et malleo, com a cabeça e o martelo, conjugando o ensino teórico com a prática. Na área de ensino e pesquisa, a Escola de Minas contribuiu para o desenvolvimento científico e tecnológico da geologia, mineralogia e metalurgia no Brasil, impactando a produção científica de pesquisadores brasileiros nessas áreas. Atualmente a Escola de Minas integra a Universidade Federal de Ouro Preto.

Na BN Digital:

Claude Henri Gorceix e a Escola de Minas de Ouro Preto

Escola de Minas, Grupo Escolar D. Pedro II, agência do Correio e Igreja de N. S. das Mercês, Ouro Preto, [19--]

Une grande oeuvre française au Brésil (avec de lettres inédites de l'Empereur D. Pedro II), de Septime Gorceix, 1927

Aperçu géographique de la région des Khassia, de Henri Gorceix, 1874

[Anais da Escola de Minas de Ouro Preto]


Escola de Minas de Ouro Preto, MG, [192-]. Cópia fotográfica de gelatina e prata.