BNDigital

Memória | 1º de abril de 1927 – Aniversário da cidade de São Lourenço (MG)

01 abr 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags 1 de Abril, 1927, Água Mineral, Biblioteca Nacional, Circuito Das Águas, Estância Hidromineral, MG, Minas Gerais, Parque Das Águas, São Lourenço, Secult

São Lourenço é um município brasileiro que faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais. É uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil.

No século XVII o bandeirante Lourenço Castanho Taques derrotou os índios Cataguases nessa região da Serra da Mantiqueira, e em 1675 fundou um acampamento chamado Pouso do Lourenço. Depois a região passou a chamar-se Sítio do Medanha.

Em 1826 Antônio Francisco Viana descobriu nas terras que herdou de seu pai João Francisco Viana fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. As notícias sobre essas águas e seus benefícios se espalharam, tornando-se conhecidas como “Águas Santas do Viana”. Em 1884 foi inaugurada uma estação ferroviária pela Empresa Ferroviária Minas e Rio (Minas and Rio Railway) num local próximo a essas fontes, e o número de visitantes em busca das “Águas do Viana” aumentou consideravelmente.

Em 1890 o comendador Bernardo Saturnino da Veiga criou a Companhia das Águas de São Lourenço nas terras que foram compradas por ele e seus irmãos aos herdeiros de Francisco Viana. A companhia recebeu esse nome em homenagem ao seu pai Lourenço Xavier da Veiga. Em 1891 iniciou-se a construção de uma igreja no alto dessas terras, que foi dedicada a São Lourenço.

O distrito de São Lourenço foi fundado em 1891, subordinado à Vila de Cristina. Em 1901 tornou-se subordinado a Silvestre Ferraz, atual Carmo de Minas. Em 1923 passou a ser distrito de Pouso Alto. Em 1º de abril de 1927 São Lourenço foi emancipado de Pouso Alto, sendo elevado à categoria de município.

O Parque das Águas de São Lourenço é a maior atração turística e principal cartão-postal da cidade. Possui diversas fontes de águas minerais, um centro hidroterápico, e oferece várias opções de lazer e entretenimento. O Balneário ou Centro Hidroterápico foi inaugurado em 1935, e suas edificações foram construídas em estilo Art Déco. O Parque das Águas foi estabelecido em 1936, e dispõe de fontes de águas minerais com distintas propriedades terapêuticas e medicinais: Fonte Oriente (engarrafada e comercializada em todo o Brasil desde 1890); Fonte Andrade Figueira (magnesiana); Fonte Vichy (recebeu esse nome por suas características semelhantes à fonte localizada na cidade de Vichy, na França); Fonte Alcalina; Fonte Ferruginosa (rica em ferro); Fonte Jaime Sotto Mayor (sulfurosa); Fonte José Carlos de Andrade (carbogasosa); Fonte Sufurosa II; Fonte Primavera (ferruginosa). O tombamento estadual do Parque das Águas de São Lourenço foi aprovado em 2018.

Parque das Águas de São Lourenço, no início da década de 1930 (cartão postal em colotipia).

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1418339/icon1418339.pdf

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1418339/icon1418339.html

Esse postal foi reproduzido junto a outras imagens de São Lourenço no periódico Nação Brasileira (RJ) em agosto de 1930.

Lago do Parque das Águas na década de 1940 (cartão-postal Foto Emilio).

Outros aspectos de São Lourenço e do Parque das Águas, publicados no periódico Nação Brasileira (RJ) em maio e 1938 e dezembro de 1943.

http://memoria.bn.br/DocReader/120251/3853

http://memoria.bn.br/DocReader/120251/6394

(Seção de Iconografia)