BNDigital

Memória | 31 de março de 1889 - Inauguração da Torre Eiffel

31 mar 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags 1889, Biblioteca Nacional, Monumentos, Paris, Patrimônio Cultural, Pontos Turísticos, Torre Eiffel

No dia 31 de março de 1889 era inaugurada em Parisa Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitado sem todo o mundo. A torre, uma estrutura de ferro de 324 metros de altura é a edificação mais alta da capital francesa. Localizada no Champ de Mars, a construção recebe o nome do seu principal projetista, o engenheiro Gustave Eiffel. O projeto de construção da torre ocorre em decorrência do concurso lançado para a Exposição Universal de 1889 e tinha como objetivo honrar o centenário da Revolução Francesa. Entre os 107 projetos inscritos, a proposta de Eiffel foi a grande vencedora. Em 1884, com o aval da Prefeitura de Paris, se iniciava os primeiros passos para a construção.A ideia consistia em erguer naquela região uma torre, de base quadrada, cujas dimensões atingiriam 125 metros de largura e 300 metros de altura, projetada como um grande poste formado por quatro vigas de treliça e espalhadas na base, unindo-se assim ao topo e ligadas entre si por vigas metálicas, dispostas em intervalos regulares, formando assim uma grande pirâmide.

Várias foram as publicações (jornais e revistas especializadas) ao redor do mundo que divulgavam com entusiasmo as etapas da construção, desde o processo dafundação à esperada inauguração. A“prodigiosa construção [sic] metálica”, o “milagre da engenharia moderna”, os “focos de eletricidade” que iluminavam o monumento ao cair da noite, assim como os fogos de artificio que saudavam o público durante as soirées da Exposição,eram alguns dos relatos encontrados nos principais impressos brasileiros e estrangeiros. No Brasil, por exemplo, ofertas de excursões à grande Exposição eram exibidas nos jornais, cujo roteiro anunciava acesso diário à Exposição, ascensão à torre e demais monumentos, tais como a prisão da Bastilha, conforme publicado na Gazeta de Notícias em março de 1889.

Em princípio, a torre, localizada como arco de entrada da Exposição Universal, atendia à demanda de uma arquitetura efêmera, isto é, permaneceria aberta à visitação apenas durante sua participação no evento. Porém, o sucesso entre o público e a crítica especializada foi tamanho de modo que torre não apenas foi mantida como veio a se tornar o maior ícone da França. A torre representou o triunfo da ciência e da indústria, dos avanços tecnológicos, a exemplo da arquitetura em ferro face à pressão e resistência da ação dos ventos. A torre possui três níveis de acesso para os visitantes. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Desde o primeiro andar já é possível vislumbrara cidade inteira. Cenário de diversas manifestações artísticas e culturais, a Torre Eiffel continua a despertar curiosidade e admiração entre franceses e visitantes.

(Seção de Iconografia)