BNDigital

Memória | Biblioteca Nacional inaugura o primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil

02 set 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Biblioteconomia, Secult

No dia 10 de abril de 1915, na Biblioteca Nacional, ocorreu a aula inaugural da primeira turma do curso de Biblioteconomia do Brasil. Apesar de ter sido instituído em 1911, como parte do Decreto nº 8.835 que estabelecia o Regulamento da Biblioteca Nacional, foi iniciado apenas a partir de 1915. Como pré-requisito para ingresso, os interessados deveriam concluir o curso de Humanidades e se submeterem a um exame de admissão. 

 A formação tinha duração de um ano e era composta por quatro disciplinas: Bibliografia, Paleografia e Diplomática, Iconografia e Numismática. Importante destacar que a cadeira de Bibliografia abrangia o conteúdo técnico relacionado à catalogação, classificação, organização e administração de bibliotecas.  

A instituição foi responsável pela primeira fase de funcionamento do curso que pode ser dividido em dois períodos: o primeiro, compreendido entre 1915 a 1922; e o segundo momento, de 1932 a 1949. Posteriormente, no ano de 1969, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO herda o curso oriundo da Biblioteca Nacional.

As três imagens escolhidas para ilustrar esse evento centenário, ocorrido há 106 anos, pertencem ao acervo da Iconografia e se encontram disponíveis para consulta na BN Digital.


A primeira imagem refere-se à mesa que presidiu à solenidade da inauguração do curso de Biblioteconomia na instituição e nela estão presente da esquerda para a direita: João Gomes do Rego, sub-bibliotecário diretor da seção de numismática; Dr. Constâncio Alves, bibliotecário diretor da 1ª seção; conselheiro Dr. Ruy Barbosa; Dr. Manoel Cícero Peregrino da Silva, diretor da Biblioteca Nacional; Dr. Ancelmo Lopes de Souza, bibliotecário diretor da 3ª seção; Alfredo Mariano de Oliveira, secretário da Biblioteca Nacional.


Na segunda imagem pode-se observar parte do auditório presente no evento inaugural na Biblioteca Nacional.


A última imagem selecionada refere-se ao Sr. Constâncio Alves – bibliotecário-diretor da Seção de Impressos – na Biblioteca Nacional. A fotografia captura o momento da leitura de sua lição inaugural do curso de Biblioteconomia, realizada na tribuna da sala de conferência em 10 de abril de 1915.  
 
Para saber mais sobre essa história explore os Anais da Biblioteca Nacional, volume 130, publicado em 2014. Essa edição foi dedicada à Biblioteconomia e à Ciência da Informação e reúne cinco artigos de pesquisadores dessas áreas de conhecimento. Lembrando que os Anais é a publicação mais antiga da instituição, circula desde 1876, e tem como objetivo apresentar o acervo da Biblioteca Nacional.

Explore o documento na íntegra.

(Seção de Iconografia)