BNDigital

Memória | Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil (1663)

25 jan 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Correios, Patrimônio Mundial, Secult

Já imaginou como era a comunicação, troca de mensagens e envio de correspondências no século XVI? Certamente, era bem diferente dos meios que temos em nossas mãos, ao toque de nossos dedos, nos dias de hoje. Comunicar-se com quem não estava no mesmo espaço físico era exigente, demorado e um tanto exclusivo. No século XVI, no contexto das grandes navegações, das rotas comerciais marítimas, as práticas mercantilistas estavam instauradas, na Europa, sobretudo, na Coroa Portuguesa.

As ações políticas, mercantis e pessoais demandavam pessoas de confiança para garantirem a entregadas correspondências de forma confiável.Alguns vassalos ficaram responsáveis por tal tarefa, pode-se dizer, os primeiros carteiros. Ainda no século XV, em 1520, o rei de Portugal, Dom Manoel I criou o Ofício de Correio-mor, que pertenceu a família Gomes da Mata. Os Gomes da Mata conquistaram o Ofício de Correio-mor marítimo e prestaram serviço à vários grupos diferentes.

A criação do Correio-mor e a vinda do serviço para o Brasil configurou a criação dos Correios. Com divergência nas datas, a criação dos Correios é atribuída à 25 de janeiro de 1663, em decorrência da nomeação de João Cavaleiro Cardoso como assistente do Correio-mor do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo e da expansão comercial mais assistentes foram nomeados e encarregados de trazer as comunicações da Europa para o Brasil.

Ainda em 25 de janeiro é comemorado o dia do carteiro, profissional fundamental e que por muitas vezes, é o rosto da empresa para a sociedade. A imagem em destaque, “Sede dos Correios e Telégrafos: D. Geral. Rua 1º de Março” faz parte do álbum “Photographias D. Federal”, com imagens da então capital, Rio de Janeiro, registrada na segunda década do século XX. Acesse.

(Seção de Iconografia)