BNDigital

Memória | Fundação da Biblioteca Fluminense

03 set 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Fluminense, Biblioteca Nacional, Secult

Em 11 de abril de 1847, por iniciativa de Bernardo Joaquim de Oliveira, foi fundada a Biblioteca Fluminense. Uma biblioteca privada, destinada à leitura e instrução dos membros associados, que tanto podiam ler os livros em suas dependências como retirá-los para empréstimo.

Em 1887, quando a Biblioteca estava prestes a concluir as obras da sede na Rua do Ouvidor, Felix Ferreira exaltou no Diário de Notícias a riqueza da coleção, suas preciosidades bibliográficas, manuscritos, “retratos, paysagens, specimens mineralogicos, moedas, medalhas e artefactos indigenas”. Porém, sem recursos para ampliar o acervo, recorria à generosidade de “autores, editores, livreiros, impressores e amadores” para que lhe doassem publicações. O Catalogo dos livros da Bibliotheca Fluminense, de 1866, pode ser visto aqui.

Organizada cientificamente, enriquecida graças ao trabalho de Francisco Antonio Martins, começou a declinar por falta de recursos e leitores. Em 1885, Felix Ferreira já havia publicado A reforma da Bibliotheca Fluminense, propondo a fundação de uma sociedade para dar impulso à Biblioteca e à cultura literária.

Após quase 70 anos de atividades, a Biblioteca Fluminense acabou por extinguir-se. Parte do mobiliário e mais de 60.000 obras foram doadas à Biblioteca Nacional em 1916, tornando-a uma importante coleção formadora do nosso acervo.

A foto de Guilherme Gaensly pertence ao álbum Estrada de Ferro Cachoeira a Feira de S. Anna, produzido entre 1867 e 1876, uma das obras provenientes da Biblioteca Fluminense. Veja o álbum.

(Seção de Iconografia)